Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura de Londrina está realizando, no distrito de Irerê, o projeto Movimenta Londrina. Desde a segunda-feira (8), a comunidade do distrito tem acompanhado o mutirão de serviços, que envolve limpeza, capina e roçagem, poda de árvores, plantação de muda, pavimentação asfáltica, manutenção da iluminação pública e serviços de saúde, como vacinação contra gripe e aferição de pressão.

O projeto é realizado em parceria com o governo do Estado, através da participação da Polícia Militar, Copel e Sanepar. Também estão atuando no mutirão em Irerê as secretarias e órgãos municipais, como Ambiente, Obras e Pavimentação, Saúde, Defesa Social, Agricultura e Abastecimento, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), entre outros.

Nesta segunda-feira (8), a Unidade Básica de Saúde em Irerê vacinou 12 pessoas contra a gripe, no estande localizado na Praça da Paróquia São José, localizada na sede do distrito. Além de vacinação contra influenza, a comunidade também pode aferir a pressão arterial no local. A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) está realizando plantio e doação de mudas. Além disso, as equipes da Sema estão executando a poda de árvores, erradicação de árvores comprometidas e controle de pragas, como formigas.

Equipes da CMTU também participam do mutirão em Irerê, com plantio e sinalização de vias, capina e roçagem. Em algumas ruas, foi feita a troca e instalação de novas lixeiras. Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) está atuando no distrito com a Operação Tapa-Buracos, além de realizar moledamento e regularização de vias, limpeza e desentupimento de bueiros, conserto e manutenção de bocas de lobo.

Nas ruas principais de Irerê, a Gerência de Iluminação Pública da SMOP executa melhorias da iluminação pública com troca das lâmpadas, luminárias e outras estruturas para modelos mais adequados. Nas demais ruas, sendo feita a troca de lâmpadas de mercúrio por lâmpadas de sódio, que possuem melhor luminosidade e são mais econômicas. No total, serão 170 pontos de iluminação pública que irão receber melhorias, durante e após o mutirão.

Nas estradas rurais, especialmente no trecho que liga Irerê a Guairacá, equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento fazem o patrolamento, moledamento e o trabalho para contenção de água de chuva. “Nossa expectativa é deixar a estrada em plenas condições de uso para qualquer condição climática, garantindo o tráfego de pessoas e veículos”, afirmou o vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, João Mendonça.

Avaliação - A expectativa é que os trabalhos do mutirão prossigam no decorrer desta semana, até que sejam concluídos. A comunidade está aprovando a ação. O aposentado Rosalvo Teodoro é morador do distrito, e acompanhou o mutirão. Para ele, o serviço que está sendo realizado é de qualidade. “Irerê precisava muito disso. A situação está melhor agora, e vai melhorar ainda mais depois que tudo ficar pronto”, afirmou.

Nelson Rosendo é motorista, e também está de olho nos serviços do mutirão. “O trabalho do pessoal está ótimo, principalmente o asfalto, que tinha muito buraco e está ficando bom. Desde quando moro aqui, há trinta anos, não tinha visto um trabalho bom como esse que está sendo feito”, destacou.

Outro morador de Irerê que aprovou a ação é o funcionário público estadual Daniel Alves de Oliveira. Ele ressaltou que os trabalhos irão melhorar muito as condições do distrito. “Principalmente as ruas, que estavam esburacadas, estão consertando e vão ficar boas para a gente passar com veículos. A questão da iluminação pública também, nas praças e ruas, estava tão precária e já melhorou bastante”, apontou.

Paiquerê - Na quinta-feira (11) e sexta-feira (12), é a vez do distrito de Paiquerê receber o projeto Movimenta Londrina. Devem participar, além das secretarias e órgãos citados acima, a Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Sercomtel Iluminação, Companhia de Habitação de Londrina (COHAB-LD), ONG E-Lixo, entre outros. As atividades são realizadas a partir das 9 horas, nos dois dias.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.