Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pelo incentivo ao aleitamento materno e qualidade no atendimento às mães e bebês, 21 hospitais e maternidades paranaenses finalizam 2014 fazendo parte da “Iniciativa Hospital Amigo da Criança”, título concedido pelo Ministério da Saúde. Quatro hospitais pertencem ao governo estadual e todos integram a Rede Mãe Paranaense - realizam parto pelo Sistema Único de Saúde e recebem apoio da Secretaria Estadual da Saúde.

Em Curitiba, seis serviços mantêm o título, entre eles o Mater Dei, referência no atendimento a gestantes de risco habitual e intermediário da região. Ontem (3), após criteriosa avaliação, o hospital teve seu título renovado por mais três anos.

O selo “Amigo da Criança” foi entregue por representantes da Secretaria Estadual da Saúde durante visita às instalações da maternidade, que realiza cerca de 400 partos mensalmente. O Mater Dei é um hospital filantrópico e recebe apoio do governo estadual, com repasse mensal de recursos para custeio e equipamentos.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Atenção Primária da Secretaria, Shunaida Sonobe, o título é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde no sentido de fortalecer o vínculo entre mães e bebês desde o momento do parto.

“Verificamos o cumprimento de 10 passos que auxiliam no sucesso do aleitamento materno. São atividades que exigem o envolvimento de todos os profissionais e por isso o título é uma conquista coletiva”, destacou.

Aproximação

Entre os critérios avaliados estão a capacitação das equipes de saúde, a aproximação imediata da mãe e do bebê após o parto, o contato pele a pele, a disponibilização de alojamento conjunto, o apoio e orientação das mães durante as primeiras amamentações, além de outras rotinas de trabalho.

Quem viu de perto como funcionam os procedimentos em um Hospital Amigo da Criança foi Eva Rodrigues e Cleverson de Souza, pais do pequeno Gustavo, nascido na manhã desta quarta no Mater Dei. “Poder ficar com o nosso filho, assim no colo, logo depois do parto é uma sensação indescritível”, afirmou o pai.

De acordo com a médica pediatra do Mater Dei, Telma Santana, o título é fruto de um esforço contínuo que vem desde 1998. “Ao longo dos últimos anos trabalhamos para reforçar a importância do aleitamento materno como prática essencial para o desenvolvimento saudável do bebê. Essa estratégia impacta diretamente na redução da mortalidade infantil e, com certeza, dá resultado”, explica.

Especialistas recomendam que o leite materno seja o único alimento dado à criança nos primeiros seis meses de vida. A partir daí, a mãe pode incorporar outros alimentos à dieta do seu filho. Contudo, o ideal é que o leite materno ainda permaneça na dieta do bebê por, pelo menos, mais um ano e meio.

Veja a lista dos 21 Hospitais Amigos da Criança do Paraná:
Hospital do Trabalhador – Curitiba
Hospital de Clínicas da UFPR – Curitiba
Hospital Mater Dei – Curitiba
Centro Médico Comunitário Bairro Novo – Curitiba
Hospital Evangélico – Curitiba
Maternidade Victor Ferreira do Amaral – Curitiba
Hospital Evangélico – Londrina
Hospital Universitário da UEL – Londrina
Maternidade Lucilla Balalai – Londrina
Santa Casa de Misericórdia – Ponta Grossa
Hospital e Maternidade – Ribeirão do Pinhal
Hospital São Lucas – Pato Branco
Hospital da APMI – União da Vitória
Maternidade Humberto Carrano – Lapa
Hospital Universitário da Unioeste – Cascavel
Hospital e Maternidade Alto Maracanã – Colombo
Hospital Ministro Costa Cavalcanti – Foz do Iguaçu
Hospital Universitário da UEM – Maringá
Santa Casa de Misericórdia – Irati
Hospital Nossa Senhora da Luz – Pinhais
Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná – Toledo.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.