Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Quem deseja registrar casos de racismo ou de injúria racial, em breve, tende a enfrentar menos dificuldades no Paraná. O motivo é a expedição de notas, pelos comandos das polícias Militar e Civil do Estado, com orientações aos policiais sobre como agir diante de possíveis situações desta natureza. Atentar às recomendações do Ministério Público do Paraná – expostas num material gráfico, com o passo-a-passo para quem denunciar casos de discriminação em razão de raça, cor, etnia, religião ou origem – é uma das instruções do documento.

Detalhes das orientações repassadas aos policiais serão apresentados nesta quinta-feira (20 de novembro), Dia Nacional da Consciência Negra, durante o seminário “Igualdade racial: comunidades quilombolas e racismo institucional”. O evento, que será realizado das 8h30 às 18 horas, no auditório do edifício-sede do Ministério Público do Paraná, contará com a participação de várias autoridades e especialistas na área.

O objetivo do seminário é provocar o debate acerca das principais questões que envolvem a população negra no Brasil, assim como discutir as formas de promover a igualdade racial e dos povos e comunidades tradicionais. Neste sentido, além da atuação da polícia, estarão em discussão no evento os seguintes temas: “Comunidades quilombolas no Paraná”; “Racismo Institucional”; e “Imigrantes Negros e Racismo” (confira abaixo a programação completa).

Campanha

Além da realização deste seminário, durante o mês de novembro, o Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-racial (NUPIER) do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos, está promovendo a campanha “MP no enfrentamento ao racismo”. A ação, que integra mobilização coordenada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), consiste na realização de reuniões, eventos e audiências públicas com a comunidade, a fim de aprimorar a atuação do MP no enfrentamento ao racismo, bem como intensificar a interação com as demais instituições públicas e organizações da sociedade civil na luta pela igualdade racial.

Asimp/MP/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.