Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As ações defendidas pela Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Paraná (Faciap) para incentivar o desenvolvimento estadual serão apresentadas pelo empresário cascavelense Guido Bresolin Junior na sessão plenária da Assembleia Legislativa do próximo dia 2 de março. Bresolin, que assumirá a presidência da Faciap na mesma data, afirma que a intenção da instituição, que representa 70% do PIB paranaense, é estreitar o relacionamento com os deputados e outros parceiros estaduais e regionais a favor do Paraná.

O novo presidente lembra que neste momento tanto na Assembleia quanto na Federação novas propostas começam a ser debatidas sobre temas que fazem parte da pauta de pleitos do segmento empresarial. A Faciap integra o G7, grupo que reúne as principais entidades representativas do setor produtivo paranaense, e tem participado das discussões com a sociedade organizada e poderes públicos que buscam estratégias para a retomada do crescimento econômico.

De acordo com Bresolin, um dos principais objetivos da nova gestão é a construção de valores comuns. A criação de comitês estratégicos relacionados a áreas como tributação, infraestrutura, entre outros, está entre as ações a serem seguidas. O pronunciamento do novo presidente da Faciap ocorrerá no horário do Grande Expediente da sessão plenária, que inicia às 14h30, conforme proposição do deputado Elio Rusch, líder do DEM.

História

Fundada em 1959, a Faciap representa hoje 290 associações comerciais e um universo de cerca de 60 mil empresas em todo o estado. A entidade é uma das maiores instituições do sistema no Brasil, com atuação em 75% dos municípios paranaenses.

A Faciap faz parte da maior ONG brasileira focada no desenvolvimento comunitário, composta por uma Confederação Brasileira de Associações Comerciais e Empresariais, 27 Federações Estaduais e 2.038 ACEs em 2.100 municípios brasileiros. Conta com aproximadamente 200 mil empresas associadas e dois milhões de colaboradores.

A formatação do Conselho de Administração, composto por presidentes das principais Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) do Estado e pelos presidentes das 12 Coordenadorias Regionais, foi estruturada para ratificar a capilaridade da Federação, que responde por 295 municípios do Paraná.. O empresário Rainer Zielasko, antecessor de Bresolin, segue na presidência do Conselho Superior da Faciap.

Nádia Fontana/ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.