Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Reunião de diretores do OAA com representantes da Prefeitura, do Comdema e da Ong Olho D’Água
 
O secretário municipal do Meio Ambiente, Vanderlei Sartori Júnior, concordou com a necessidade de se realizar melhorias emergenciais no Parque dos Pássaros. O novo secretário recebeu do Observatório Ambiental de Arapongas (OAA) as mesmas cobranças que foram endereçadas ao secretário anterior, Justo Marques. Neste primeiro momento, instalação do alambrado, roçagem e limpeza do local. Na sequência, instalação de câmeras de monitoramento, melhorias na iluminação e reparos na pista de skate, pistas de caminhada e outros itens deteriorados. Para Sartori, problemas como as ações de vandalismo que atingem o parque vão além da necessidade de instalação de um alambrado. “Se não houver uma mudança de postura em relação ao parque, vamos instalar o alambrado e ele vai ser destruído de novo”, afirmou o secretário, defendendo a realização de uma audiência pública para que a própria sociedade organizada avalie a situação em que a área se encontre e apresente soluções.
 
Os representantes do OAA insistiram em que a área precisa ser protegida e que o parque tenha horário de funcionamento, como ocorreu no passado, quando ele foi construído. A sugestão inicial é de que funcione das 6 às 22 horas. O OAA também solicitou e a Guarda Municipal já intensificou as rondas no local. Os representantes do OAA aceitaram a realização de audiência pública para tratar sobre a recuperação do Parque dos Pássaros. O secretário acabou concordando com a realização de algumas melhorias, mesmo antes das audiências públicas.
 
A reunião de Sartori com a diretoria do OAA contou também com a presença da secretária municipal de Cultura, Lazer e Eventos, Edna Kümmel, de representantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Arapongas (Comdema) e da Ong Olho D’Água. “A audiência pública é uma boa oportunidade para que um número ainda maior de pessoas da comunidade tome conhecimento sobre o estado de abandono em que se encontra o parque, desde a administração passada, e sobre a necessidade de boas parcerias para que estas e outras importantes áreas de lazer de Arapongas sejam recuperadas”, avalia a presidente do Observatório, Sandra Gasparotti.
 
Edina Kümmel respondeu positivamente à proposta do OAA, de se realizar atividades de cultura e lazer na área, o que também deverá ser estendido à Secretaria Municipal de Esportes. “O Parque dos Pássaros só vai dar certo se as pessoas voltarem para lá”, afirma a secretária, lembrando que na gestão de José Bisca, quando o parque foi construído, a Usina do Conhecimento, que faz parte do complexo, era usada para atividades diversas. “Tínhamos aulas de balé, por exemplo, até as 22 horas. O pessoal do hip hop usava o barracão do meio para suas atividades. Também é possível realizar ações para a terceira idade e para vários outros segmentos. Tudo isso converge para uma integração de fato daquela área à comunidade”, avalia a secretária.
 
A primeira audiência pública deverá ocorrer em maio. A segunda, para fechamento das propostas e definição do calendário de ações, deverá ocorrer em junho.
 
Vanderlei de Souza/souza@onda.com.br
 
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.