Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com 228 placas de energia fotovoltaica instaladas no telhado, a nova unidade de educação profissional do Senac, no Bairro Portão, em Curitiba será a maior planta de energia solar do estado. A nova unidade será inaugurada no dia 29 de julho e aberta ao público no início da semana seguinte.

Com a instalação dos painéis o Senac irá produzir entre 30% e 40 % da energia consumida na unidade. “O que não for utilizado dentro do mês gerará créditos com a Copel. Acreditamos que em menos de sete anos iremos recuperar o valor investido nesse sistema”, explica um dos arquitetos do Senac responsáveis pela obra, André Leite.

Esse tipo de energia, a fotovoltaica, é vista como uma tecnologia de energia limpa e sustentável e vem conquistando cada vez mais espaço. Com mais de 178 GW instalados globalmente no final de 2014, a Energia Solar teve um ano de crescimento. “Quando estávamos pensando em instalar as placas precisamos pesquisar sobre o sistema e acabamos descobrindo que Curitiba é melhor para a captação da energia fotovoltaica do que a Bahia. As placas entram em fadiga com muito sol, porque elas têm um limite de armazenamento, e o fato de Curitiba ser uma cidade quase sempre nublada nos favoreceu”, destaca o arquiteto.

A unidade

A instalação das placas foi um dos determinantes para que a obra recebesse o certifica Leed Platinun – o selo da construção sustentável. A nova escola do Senac terá três mil m² destinados a cursos nas áreas de gestão, comunicação, informática e saúde, além de biblioteca e auditório, com capacidade de atendimento diário de 1914 alunos.

“Essa obra é multifuncional: ela se adapta às demandas da comunidade. Pode ser configurada de diversas maneiras; é uma construção de vida longa, inteligente e funcional. Foi pensada do início ao fim para gerar o máximo de comodidade para nossos alunos”, contou o arquiteto do Senac, Eduardo Almeida Pereira.

Fernanda Ziegmann/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.