Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Copel iniciou a operação de um novo transformador da subestação de alta tensão de Sarandi. O equipamento confere maior segurança e capacidade de atendimento ao Noroeste do Paraná. Previne sobrecargas no sistema, aumentando a confiabilidade do fornecimento de energia e beneficiando mais de 500 mil pessoas entre consumidores residenciais, comércio e indústria na região de Maringá e Apucarana.

A subestação Sarandi contava com apenas um transformador de 230/138 kV (kilovolt) que atendia ao sistema elétrico em condições normais, mas não era suficiente para suportar a carga em determinadas condições, como desligamentos acidentais de linhas próximas ou de transformadores em outras subestações da região.

Dados técnicos

O equipamento trifásico tem potência de 150 MVA (megavolt ampere). As obras de instalação, iniciadas em junho de 2017, receberam cerca de R$ 10 milhões em investimentos e foram concluídas quase três meses antes do prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Essa ampliação traz mais estabilidade ao sistema e reduz os riscos de delisgamentos”, destaca o superintendente de Obras de Geração e Transmissão, Nilberto Lange Junior.

AEN

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios