Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Copel iniciou a operação de um novo transformador da subestação de alta tensão de Sarandi. O equipamento confere maior segurança e capacidade de atendimento ao Noroeste do Paraná. Previne sobrecargas no sistema, aumentando a confiabilidade do fornecimento de energia e beneficiando mais de 500 mil pessoas entre consumidores residenciais, comércio e indústria na região de Maringá e Apucarana.

A subestação Sarandi contava com apenas um transformador de 230/138 kV (kilovolt) que atendia ao sistema elétrico em condições normais, mas não era suficiente para suportar a carga em determinadas condições, como desligamentos acidentais de linhas próximas ou de transformadores em outras subestações da região.

Dados técnicos

O equipamento trifásico tem potência de 150 MVA (megavolt ampere). As obras de instalação, iniciadas em junho de 2017, receberam cerca de R$ 10 milhões em investimentos e foram concluídas quase três meses antes do prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Essa ampliação traz mais estabilidade ao sistema e reduz os riscos de delisgamentos”, destaca o superintendente de Obras de Geração e Transmissão, Nilberto Lange Junior.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.