Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dentro do projeto de sempre procurar resgatar as raízes da formação do município de Rolândia, a Secretaria de Cultura decidiu que, neste ano, o tema do tradicional desfile da Oktoberfest será “O Berço”. A ideia nasceu de uma visita dos descendentes de pioneiros Adrian Saesseger (Pousada Marabu) e Daniel Steidle (Fazenda Bimini) ao prefeito Johnny Lehmann na tarde de segunda-feira 3 de março. A Oktober 2015 será realizada de 8 a 12 de outubro. O desfile está marcado para a manhã do dia 11, domingo.

Adrian Saesseger e Daniel Steidle entregaram ao prefeito uma arte popular intitulada “Rolândia Nosso Berço Onti Hoji Amanhã”, produzida com material simples – pequenos pedaços de madeira, pedriscos e sementes – recolhido no local onde o tratorista Carlos Silvano Roma, autor da obra, trabalha. A obra traz uma casa, um berço sobre as rodas de um carroção, uma flor de cedro e pedras que retratam o caminho percorrido pelos pioneiros desde a década de 1930.

Nascido e criado na roça, tímido e retraído, Carlinho, como é conhecido, pediu aos amigos que levassem o presente a Johnny Lehmann. Antes, quis saber se os amigos aprovavam sua arte e se haveria algo que necessitasse ser corrigido. “Está perfeito”, disseram Adrian e Daniel. “O que importa é a mensagem, não a gramática.” O presente de Carlinho ocupa agora lugar de destaque no gabinete do prefeito.

Reconhecido nacionalmente pelo trabalho de educação ambiental não-formal desenvolvido na Fazenda Bimini, na conversa com o prefeito Daniel Steidle sugeriu, inicialmente, que a prefeitura promovesse, na data comemorativa à fundação do município, um desfile “para lembrar o povo sábio e anônimo, de ‘hoji’ e ‘onti’, um desfile para mostrar a importância de um berço, o amor ao lugar” onde se tem suas raízes.

“Rolândia, se for reconhecida pela população como berço, poderá alimentar novamente aquele eficiente mutirão que já fez a fama de nosso município”, afirma Steidle. “Todos ajudando, independente de partido, condições, cor ou religião, poderão fazer voltar aquele brilho que marcou época em desfiles comemorativos.”

Da sugestão nasceu, então, a ideia de levar esse conceito para o desfile da Oktoberfest, que acontecerá num domingo, véspera do feriado de Nossa Senhora Aparecida, enquanto a data de 29 de junho – dia considerado oficial como da fundação do município – cairá numa segunda-feira. O prefeito Johnny Lehmann aprovou a sugestão, agradeceu o presente e elogiou a iniciativa. “De fato, precisamos muito que todos trabalhem em favor de Rolândia.”

Imprensa/Prefeitura de Rolândia 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.