Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura de Tamarana lançou na última quarta-feira (19) o Orçamento Participativo Digital (OPD). Através de um formulário disponibilizado aos moradores tanto em versão física quanto eletrônica, o programa busca elencar reivindicações apresentadas pelos cidadãos a respeito de diferentes áreas de atuação do poder público local. Esses dados, por sua vez, irão ajudar a subsidiar o poder Executivo municipal na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020.

O OPD eletrônico pode ser acessado nesta página (http://bit.ly/opd2019). Já os formulários impressos começarão a ser disponibilizados nos próximos dias, em 13 órgãos públicos. Criada por meio de uma parceria entre a Secretaria municipal de Fazenda, Controladoria e Assessoria de Comunicação do município, o projeto irá colher respostas até 15 de julho.

O prefeito Beto Siena salientou que se trata de uma iniciativa inédita em Tamarana. “Estamos abrindo um canal para a população indicar sugestões. É lógico que vamos receber críticas, mas é um caminho para os moradores terem liberdade de participar e também estarem mais próximos da administração”.

“A gente pretende ver as demandas por investimentos de acordo com cada região da cidade. A ideia é tentar alcançar mais sugestões da população para áreas como Assistência Social, Educação, Esportes, Saúde, dentre outras”, completou a secretária municipal de Fazenda, Bruna Silva Miranda.

De acordo com a titular da pasta, o programa pretende ampliar o engajamento do cidadão em questões da vida pública local que fazem a diferença para o próprio tamaranense. “Desde 2017, o município vem tentando fazer audiências públicas de demonstrativos contábeis e propostas orçamentárias que sejam de fácil entendimento para a população. Mesmo assim, ainda não alcançamos o mínimo de participação que queremos”, relatou a secretária.

Os dados colhidos através do OPD serão compilados e divulgados na audiência pública que irá definir a proposta da LOA para 2020. Em seguida, a lei será enviada para análise e votação por parte da Câmara Municipal de Tamarana.

A Prefeitura de Tamarana pretende, de 2020 em diante, estender a iniciativa para demais peças orçamentárias do município – ou seja, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Plurianual (PPA).

Lucas Marcondes Araújo/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.