Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os secretários de Estado Silvio Barros (Planejamento e Coordenação Geral), Flávio Arns (Assuntos Estratégicos) e João Carlos Gomes (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) receberam nesta quarta-feira (22), em Curitiba, representantes do governo do estado alemão de Baden-Württemberg. O resultado do encontro foi a assinatura de um protocolo de cooperação, que amplia uma parceria já existente. 

Com esse novo acordo, Paraná e Baden-Würrttemberg se reafirmam como parceiros nas áreas de indústria, comércio e serviços, turismo, agricultura, educação, ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade. Silvio Barros destacou a importância da cooperação entre os dois estados. “Alguns trabalhos já foram iniciados, mas o Paraná vislumbra novas oportunidades de ampliar essa parceria com Baden-Würrttemberg”. Segundo ele, existe um grande interesse no intercâmbio de tecnologia com os alemães. 

Flávio Arns ressaltou o ganho cultural que esta cooperação traz. “Os alemães estão muito presentes na cultura do Brasil e do Paraná. Podemos aprender muito uns com os outros com seus avanços e desafios”, disse. 

O secretário de Estado de Baden-Würrttemberg do ministério das Finanças e Economia, Peter Hofelich, que presidiu a comitiva alemã no Paraná, agradeceu a receptividade cordial dos representantes do governo do Estado. “Nós estamos muito felizes por assinar um convênio de ampliação e confirmação das atividades já executadas”. 

Segundo ele, os dois estados tem em comum um forte compromisso com o futuro, “mas um futuro tem que ter uma origem”, complementou. Para ele, o histórico de parcerias entre o estado de Baden Würrttemberg e o Paraná é uma base para um futuro de cooperação. Também estavam presentes no encontro o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Edson Campagnolo, e o presidente da Agência Paraná Desenvolvimento, Adalberto Bueno Netto. 

HISTÓRICO – Em 2010, os estados de Baden Würrttemberg e do Paraná assinaram o primeiro protocolo de cooperação. Em 2012, o acordo ganhou um termo aditivo envolvendo ações ligadas à secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, como a elaboração de pesquisas e intercâmbios de alunos dos dois países. 

Agência de Notícias PR
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.