Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projetos paranaenses concorrem nas categorias Empresas, Organismos de Bacia e Pesquisa e Inovação Tecnológica. Trabalhos são realizados em Curitiba, Foz do Iguaçu, São Jorge do Patrocínio e Tamarana

Nesta quarta-feira, 3 de dezembro, a partir das 19h30, no auditório da Caixa Cultural de Brasília, a Agência Nacional de Águas (ANA) divulgará os vencedores do Prêmio ANA 2014. Estão na disputa quatro projetos do Paraná, estado que já venceu duas vezes a premiação. Na categoria Empresas, concorrem dois deles: a ação Sustentabilidade: da Escola ao Rio, da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), e o ECOÁCIDO – Processo Ecológico de Reciclagem de Solução Eletrolítica de Baterias Usadas Tipo Chumbo-Ácido, da Antares Reciclagem Ltda.

Em Organismos de Bacia, o Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência concorre com a iniciativa Rio+Limpo. Em Pesquisa e Inovação Tecnológica, o Centro Universitário Dinâmica das Cataratas disputa com o trabalho Tratamento de Esgoto Doméstico Associado a Dejetos Suínos por meio de Zonas de Raízes.

O evento reconhece iniciativas que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo o combate à poluição e ao desperdício. Os trabalhos inscritos também apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações.

Neste ano, trabalhos de sete categorias disputam o Prêmio: Ensino, Empresas, Governo, Imprensa, ONG, Organismos de Bacia, além de Pesquisa e Inovação Tecnológica. Durante a solenidade, que contará com a presença de representantes dos projetos finalistas, serão conhecidos os sete vencedores que receberão o Troféu Prêmio ANA, peça criada pelo mestre-vidreiro italiano Mario Seguso exclusivamente para a premiação.

Outro prêmio aos vencedores será uma viagem ao próximo Fórum Mundial da Água, que acontecerá de 12 a 17 de abril de 2015 na Coreia do Sul. Durante o maior evento do mundo sobre água, os vencedores apresentarão seus trabalhos a pessoas de todo o planeta no Pavilhão Brasil, estande do País no Fórum.

Nesta edição, a ANA recebeu a inscrição de 452 trabalhos, marca que superou o recorde de 2012, quando 363 projetos participaram. Além disso, a localização dos finalistas demonstra o aspecto nacional da premiação, pois há trabalhos de todas as cinco regiões: Paraná (4), Minas Gerais (3), Rio de Janeiro (3), Pará (2), Rio Grande do Sul (2), Amapá (1), Bahia (1), Ceará (1), Mato Grosso (1), Mato Grosso do Sul (1), Pernambuco (1) e São Paulo (1). No Prêmio ANA 2014, todos os estados e o Distrito Federal tiveram trabalhos inscritos.

A Caixa Econômica Federal é a patrocinadora exclusiva do Prêmio ANA e a Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB) apoia o evento.

Seleção

Para cada uma das categorias, a Comissão Julgadora selecionou três iniciativas finalistas e, entre elas, uma vencedora. Tal Comissão foi composta de membros externos à Agência e com notório saber sobre recursos hídricos, meio ambiente, patrimônio cultural ou Jornalismo. Os critérios de avaliação dos trabalhos levaram em consideração: efetividade; potencial de difusão/replicação; adesão social; originalidade; impactos social, cultural e ambiental; e sustentabilidade financeira (quando aplicável). Apenas a categoria Água e Patrimônio Cultural contou com critérios específicos.

Histórico

Em sua primeira edição, em 2006, o Prêmio ANA teve três temas em disputa: “Gestão de Recursos Hídricos”, “Uso Racional de Recursos Hídricos” e “Água para a Vida”. À época, 284 trabalhos se inscreveram. Na segunda edição, em 2008, o tema foi único: “Conservação e Uso Racional da Água”. Na ocasião, participaram 272 iniciativas em seis categorias. Em 2010, houve 286 trabalhos inscritos no tema “Água: o Desafio do Desenvolvimento Sustentável” em sete categorias. Na última edição, em 2012, as oito categorias contaram com a participação de 363 trabalhos.

São Paulo é o estado com maior número de vencedores do Prêmio ANA: seis. Também já ganharam a premiação: Rio Grande do Sul (3), Minas Gerais (2), Paraná (2), Pernambuco (2), Sergipe (2), Ceará (1), Goiás (1), Mato Grosso (1), Mato Grosso do Sul (1), Paraíba (1), Rio Grande do Norte (1) e Santa Catarina (1). Saiba mais sobre os vencedores e os finalistas do Prêmio ANA em: http://premio.ana.gov.br/Edicao/2014/projetos.aspx.

Ascom/ANA

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.