Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pelo segundo ano consecutivo, o Governo do Estado vai disponibilizar gratuitamente na rede pública de saúde o palivizumabe, medicamento indicado para aumentar a proteção de bebês prematuros contra a infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VRS). A partir de abril, o medicamento estará disponível para recém-nascidos prematuros que tenham indicação médica e que façam parte dos grupos definidos nos protocolos técnicos (Portaria SAS/MS 522/2013 e Nota Conjunta Sesa 03/2015). 

Seguindo uma recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, o Governo do Paraná ampliou a faixa de acesso ao medicamento para proteger mais crianças. “Recebemos muitos pedidos de médicos que indicaram o tratamento para bebês fora do protocolo definido pelo Ministério da Saúde por causa do clima mais frio registrado no Paraná e ampliamos o acesso dentro da Rede Mãe Paranaense”, explica a superintendente de Atenção à Saúde, Márcia Huçulak. 

O protocolo do Ministério da Saúde só indicava o palivizumabe para bebês prematuros de três grupos: crianças menores de um ano de idade que nasceram prematuras, com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas; crianças menores de dois anos com doença pulmonar crônica da prematuridade; e crianças menores de 2 anos com doença cardíaca congênita, com repercussão hemodinâmica demonstrada. 

Com a decisão do Governo do Estado, também têm direito ao palivizumabe prematuros que nasceram a partir de novembro/2014 cujo parto tenha sido realizado entre 29 e 31 semanas e seis dias de gestação. 

FLUXO – Para solicitar o medicamento, o responsável pelo bebê deve comparecer à Farmácia do Paraná de referência de seu município portando documentos pessoais da criança e receituário médico com indicação do palivizumabe e formulário específico preenchido. 

“É importante que a pessoa entre em contato com a Regional de Saúde com antecedência e tire todas as dúvidas antes de ir à Farmácia”, destacou a chefe do departamento de Assistência Farmacêutica, Deise Pontarolli. 

O passo a passo para a solicitação do medicamento está disponível na página www.saude.pr.gov.br, no link palivizumabe. O espaço também contém informações importantes sobre a documentação exigida e os trâmites de análise do processo. 

O medicamento poderá ser aplicado no serviço hospitalar, caso o bebê esteja internado, ou em um dos oito Pólos de Aplicação em Curitiba, Campo Largo, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu. “Para facilitar o acesso ao medicamento e otimizar a aplicação das doses, o bebê será atendido no Pólo de referência mais próximo de casa”, informa a superintendente. 

Nos casos indicados, o palivizumabe pode ser administrado em até cinco doses, a cada 30 dias, entre abril e agosto, período crítico para circulação do Vírus Sincicial Respiratório (VSR). 

PREVENÇÃO – A aplicação do palivizumabe é apenas uma das medidas indicadas para a proteção dos bebês prematuros contra o VRS. 

“Para prevenir infecções respiratórias é importante lavar as mãos constantemente, manter ambientes arejados e limpos, evitar aglomerações e visitas constantes, principalmente se o bebê estiver doente. Além disso, o aleitamento materno deve ser incentivado, porque fortalece o sistema imunológico do bebê”, destaca Márcia. 

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br ewww.facebook.com/governopr

Veja quais são os critérios para receber o palivizumabe: 

- Crianças menores de 1 ano de idade, que nasceram prematuras com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas. 

- Crianças menores de 2 anos de idade, com doença pulmonar crônica da prematuridade. 

- Crianças menores de 2 anos de idade, com doença cardíaca congênita, com repercussão hemodinâmica. 

- Crianças menores de 1 ano de idade, que nasceram prematuras com idade gestacional entre 29 e 31 semanas e 6 dias, e com menos de 6 meses no início da sazonalidade (abril).

Agência de Notícias PR
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.