Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Beto Richa recebeu, ontem (20), o governador de Hyogo, Toshizo Ido, para a solenidade pelos 45 anos de irmandade entre o Paraná e a província japonesa. No encontro, com a presença da comitiva do Japão, formada por mais de 80 pessoas, os dois governadores assinaram documento renovando os laços de amizade entre o Paraná e Hyogo.

“A cooperação entre Paraná e Hyogo é um dos principais acordos de amizade que temos no Brasil. Uma cooperação muito produtiva nas áreas tecnológica, econômica e científica”, afirmou Richa. “É das mais profícuas relações que temos no Estado. Ao renovarmos o acordo de irmandade, também estreitamos as boas relações entre o povo brasileiro e o japonês”, disse.

“Renovamos este convênio de 45 anos e nossos votos é que ele perdure por mais 45 anos. Vejo esta parceria como uma grande realização para o Estado do Paraná e para a província de Hyogo”, declarou Toshizo Ido.

Energias Renováveis

Richa destacou a projeção de Hyogo na geração e uso de energias renováveis e propôs que os dois estados aprofundem a cooperação no domínio destas tecnologias.

“São tecnologias capazes de produzir transformações socioambientais de longo alcance e produzir riqueza para as populações”, afirmou Richa. Ele propôs que o Paraná e Hyogo, consolidem, como marco histórico da cooperação, a implantação de um centro de tecnologia voltado à pesquisa e ao desenvolvimento das energias limpas.

“Tenho a convicção de que a disseminação de uma matriz energética renovável no Paraná contribuirá para escrever uma nova página em nossa bem sucedida, apoiando o desenvolvimento sustentável e abrindo novas oportunidades de investimentos”, disse Richa.

Amizade

A solenidade, que fez parte das comemorações pelos 120 anos de relação diplomática entre Brasil e Japão, teve a presença da vice-governadora Cida Borghetti, do presidente da Câmara dos Deputados de Hyogo, Noriyuki Ishikawa; do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, e do cônsul-geral do Japão no Paraná, Toshio Ikeda, além de deputados, empresários, representantes dos setores do meio ambiente e turismo Hyogo e atletas de judô japoneses, secretários estaduais, deputados paranaenses, representantes de entidades brasileiras e japonesas.

Os governadores enalteceram os laços históricos e culturais entre os dois povos. Richa e o deputado federal Luiz Nishimori foram homenageados pela Câmara Legislativa de Hyogo pelo empenho na renovação dos laços de irmandade.

Desde 1964

O governador de Hyogo explicou que a boa relação entre os dois estados se iniciou em 1964, com a cooperação entre as Assembleias Legislativas do Paraná e de Hyogo. “Naquela oportunidade, o Paraná homenageou a sua comunidade Nikkei, homenagem até então inédita em todo o mundo. A partir daí, foi proposto o laço de irmandade”, disse.

O acordo de cooperação foi firmado em 1970. Beto Richa disse que em poucos lugares do país a imigração japonesa foi tão bem sucedida como no Paraná. “O acordo de cooperação abriu oportunidade para várias ações de intercâmbio comercial, cultural, técnico e científico”, disse Richa.

Ele citou o programa de tecnologia para o setor produtivo, implementado no governo de José Richa, e, mais recentemente, a instalação de empresas de Hyogo no Paraná. “Nos últimos cinco anos, a presença de empresas japonesas no Paraná dobrou”, afirmou Richa. De acordo com a Câmara de Comércio e Indústria do Japão, eram 11 em 2009. Hoje são 22.

“Nada mais natural, portanto, que nossos povos, ao renovar seus laços de amizade, perseverem ainda mais no desenvolvimento de seu programa de cooperação, a partir da colaboração em áreas estratégicas de interesse mútuo, consolidando um canal de intercâmbio que resultará na criação de riquezas para o Paraná e também para Hyogo”, afirmou Richa.

Cidades Irmãs

O acordo de cooperação entre os dois estados também se estende para alguns municípios paranaenses, que têm relações de co-irmandade com cidades de Hyogo. Curitiba é cidade-irmã de Himeji; Londrina de Nishinomiya; Maringá de Kakogawa; e Paranaguá de Awaji-shi.

Presenças

Participaram da solenidade o secretário Chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra; os secretários do Planejamento e Coordenação Geral, Sílvio Barros; do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns; e da Cultura, João Luiz Fiani; o presidente da Associação Brasil-Japão e presidente da Sumitomo, Tetsuji Mino; o líder da Associação Japão-Brasil e da Comissão de Pesca do Interior, Hiroshi Akitake; o líder da Missão Econômica e presidente da companhia Showa Seiki, Yoshiko Fujinami; o líder da Missão Eco Tour e presidente da Associação de Meio Ambiente de Hyogo, Naotsugu Tsukidani; o presidente da Federação de Judô de Hyogo, Takahiro Fujiki; a presidente da Comunidade Brasileira de Kansai, Marina Matsubara; o diretor-geral de Assuntos Internacionais, Toru Okada; o cônsul-geral do Japão, Toshio Ikeda; o presidente da Comissão 120 anos, Jorge Yamawaki; o representante do governo de Hyogo no Paraná, Makoto Yamashita; o diretor de Divisão de Relações Internacionais do governo de Hyogo, Katsunori Ishida; o gerente-adjunto da Divisão de Relações Internacionais do governo de Hyogo, Ruri Inoue; o vice-diretor do Escritório de Hyogo no Brasil, Seiji Yashiro; o vice-cônsul do Japão, Yuma Kobayashi; o presidente da Comunidade Nipo-brasileira de Curitiba, Rui Hara; e os deputados federais Hidekazu Takayama e Luiz Nishimori.

AEN

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Foto: Orlando Kissner/ANPr
Foto: Orlando Kissner/ANPr
Foto: Orlando Kissner/ANPr
Foto: Orlando Kissner/ANPr
Foto: Orlando Kissner/ANPr

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.