Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Paraná é o segundo Estado mais competitivo do País, de acordo com o ranking Competitividade dos Estados Brasileiros de 2014/2015, elaborado pela consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU), divisão de análise do grupo The Economist, e o Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a consultoria Tendências. 

O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (18), em São Paulo, mostra que, nesse ano, o Paraná ultrapassou o Rio de Janeiro, ficando atrás apenas de São Paulo. "Trata-se de um levantamento exaustivo, bastante detalhado, feito por uma instituição reconhecida por sua expertise na área", afirmou o governador Beto Richa. 

Foram analisadas todas as unidades da federação de acordo com 64 indicadores em 10 pilares considerados essenciais para o bom ambiente de negócios: potencial de mercado, infraestrutura, capital humano, educação, sustentabilidade social, segurança pública, sustentabilidade fiscal, eficiência da máquina pública, inovação e sustentabilidade ambiental. 

A pontuação é de 0 a 100 e, quanto maior, melhor posicionado o Estado. Na pontuação total, o Paraná ficou com uma nota 80,4, atrás de São Paulo, com 90,7 e à frente de Santa Catarina (77,8), Distrito Federal (70,9), Rio Grande do Sul (68,3) e Minas Gerais (68,1). 

"O resultado nos motiva e nos encoraja a perseverar nas políticas públicas que adotamos desde o primeiro mandato. Políticas coerentes com o nosso programa de governo. Sinaliza que estamos seguindo o rumo certo na direção de um Paraná mais forte, mais desenvolvido e mais competitivo", disse Richa. 

Os Estados mais bem colocados, como o Paraná, atestam que possuem uma boa combinação de qualidade de serviços, com uma gestão mais eficiente, bom ambiente de negócios e sustentabilidade social, de acordo com Luana Tavares, diretora executiva do CLP. Nessa edição, o ranking passou a usar nova metodologia, com levantamento de dados também ligados à sustentabilidade social. Nas edições anteriores, eram 27 indicadores em 8 pilares. 

"Acredito que o programa Paraná Competitivo e a solidez de nossas políticas sociais, notadamente os pesados investimentos feitos em educação, saúde e segurança pública, contribuíram decisivamente para alçar o Estado a uma posição mais alta neste ranking", afirmou o governador. 

O Paraná obteve maiores pontuações nas áreas de segurança pública (100), sustentabilidade fiscal (98), eficiência da máquina pública (95) e sustentabilidade social (86). As menores notas ficaram com capital humano (44) e inovação (56). 

O Estado vem galgando posições nos últimos anos no ranking, impulsionado por um crescimento acima da média brasileira e melhora no ambiente de negócios. 

De acordo com Luana Tavares, o Paraná ficou em boas colocações em todos os pilares: primeiro lugar em segurança pública, segundo em infraestrutura e sustentabilidade ambiental, terceiro em educação, quarto lugar em sustentabilidade social e solidez fiscal, quinto em eficiência da máquina pública e inovação e sétimo em capital humano e potencial de mercado.

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.