Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As indústrias paranaenses estão indo além quando o assunto e inovação. O Estado é referencia nacional para o Edital Senai Sesi de Inovação, com o maior número de propostas aprovadas. Ao todo somam-se 32 projetos aprovados com foco na educação, na saúde e segurança do trabalhador.

Desde o lançamento do primeiro edital, em 2009, ate este ano, dos projetos aprovados pelo Paraná, 20 foram finalizados e 12 estão em execução. São 25 indústrias de grande e médio porte, multinacionais e nacionais, localizadas em 13 municípios do Estado. “Conhecer as necessidades do mercado para desenvolver projetos de inovação em conjunto faz parte do alinhamento estratégico do Sesi no Paraná, para a promoção da competitividade industrial paranaense”, diz Jose Antonio Fares, superintendente do Sesi no Paraná.

A indústria de alimentos BRF, por exemplo, transformou o desafio de aperfeiçoar a inclusão de pessoas com deficiência ao ambiente de trabalho ao implantar o uso do software “Indústria Acessível”, desenvolvido pelo Sesi no Paraná. A empresa mapeia os postos de trabalho e a acessibilidade necessária. De acordo com Agnaldo Adélio Eduardo, gestor do projeto pelo Sesi, o software levou agilidade e rapidez ao processo, já que as informações coletadas em campo via smartphone são sincronizadas entre plataformas web e mobile, sem a necessidade de transferência manual das anotações. O software tem como resultado um diagnóstico e não um laudo. “Isso significa que a ferramenta aponta soluções, não determinações. Cabe a cada equipe de recursos humanos e de medicina do trabalho decidir se a vaga é apropriada”, ressalta o gestor.

Segundo Daniele Farfus, coordenadora dos Projetos de Inovação do Sesi no Paraná, a instituição trabalham a inovação para oferecer mais qualidade de vida ao trabalhador. “Contribuir com diferentes estratégias para a promoção da qualidade de vida do trabalhador é uma possibilidade para ajudar a indústria a se manter competitiva. Com isso, diminuem-se indicadores como absenteísmo e rotatividade, e promove-se a permanência do trabalhador no contexto industrial”, afirma.

Elaborando um projeto

Toda empresa com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) industrial ou startups pode apresentar projetos para o Edital Senai Sesi de Inovação. Na fase de elaboração da ideia, o Sesi no Paraná se reúne com a indústria para identificar a demanda e criar uma ideia que atenda a necessidade existente. O projeto, então, é submetido ao Departamento Nacional para qualificação. Se a ideia for qualificada, a equipe parte para o desenvolvimento de um plano de negócios. Os planos mais coesos, que realmente trazem uma proposta inovadora, possível replicabilidade e uma taxa de retorno efetiva, e que são aprovados.

Partindo para a implantação, o grupo multidisciplinar formado por profissionais do Sesi e da indústria sistematiza um cronograma de trabalho para gerenciamento de projetos, que deve ser cumprido em ate 20 meses. Depois de finalizado, a equipe do Sesi transforma o projeto em um manual, para que a inovação possa ser replicada em outras industrias que tenham a mesma necessidade. “Como resultado, a elaboração dos manuais contribuiu para a melhoria da qualidade de vida nos trabalhadores e a retenção do conhecimento para a instituição. Além disso, foram obtidos 16 registros de ISBN (sistema internacional que identifica numericamente os livros), um produto comercializado no mercado e realizada a solicitação de duas patentes junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial”, completa Daniele Farfus.

As empresas que tiverem interesse em participar do Edital Senai Sesi podem acessar o www.portadaindustria.com.br

Asimp/Sesi/IEL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.