Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Paraná e a província chinesa de Anhui firmaram nesta quarta-feira (14) um memorando de entendimento para intensificar o intercâmbio e a cooperação entre os dois estados. O documento foi assinado pelo governador Beto Richa e pela vice-governadora da província, Hua Jianhui, em solenidade na capital, Hefei. O secretário do Comitê Provincial de Anhui, Wang Xuejun, a maior autoridade do governo da província, também participou do encontro. 

Um dos objetivos da missão internacional liderada por Richa é fortalecer as relações internacionais do Paraná. O acordo firmado com a província de Anhui envolve áreas como educação, inovação, transporte urbano, energia e agricultura. Além disso, a cooperação entre os dois governos deve, também, acelerar a implantação de várias frentes de trabalho e promover encontros com as empresas de Anhui que contam com projetos imediatos para o Brasil. 

“O intercâmbio comercial, científico, cultural e artístico entre as nações é o atalho mais curto para a prosperidade e o desenvolvimento social e econômico”, afirmou o governador na solenidade. “Existe um amplo campo para ações de cooperação entre o Paraná e Anhui nas áreas de educação, energia, ciência e tecnologia, mobilidade urbana, agricultura e muitos outros setores”, ressaltou Richa. 

O secretário do Comitê Provincial destacou a importância da parceria e da ida do governador Beto Richa a Anhui. Wang Xuejun, que adiou um compromisso na sede de seu partido em Pequim para receber a comitiva paranaense, também destacou o interesse de conhecer o Paraná. 

AMBIENTE DE NEGÓCIOS – No encontro, Richa enumerou as características do Paraná, que tornam o Estado propício para investimentos estrangeiros. Além de uma boa localização no Mercosul, mão de obra qualificada, infraestrutura viária e a logística do Porto de Paranaguá, o Estado também oferece segurança jurídica para os investidores privados. 

“O Paraná se transformou, nos últimos anos, em um importante centro exportador de veículos, máquinas e equipamentos para a América Latina”, explicou Richa. “Nos últimos cinco anos, o Estado recebeu mais de US$ 10 bilhões em novos investimentos, feitos por empresas atraídas pelo nosso bom ambiente de negócios, a segurança jurídica e a estabilidade política”, disse. 

ANHUI – Com uma extensão de 140 mil quilômetros quadrados, a província de Anhui conta com uma população de 64 milhões de habitantes. Está situada no Leste da China. A capital, Hefei, fica a 1.140 quilômetros de Pequim e a 170 quilômetros de Nanquim, uma das cidades mais famosas da China. A sede da montadora Jac Motors está instalada nesta província. 

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o secretário-geral do Governo, Tang Chengpei; o diretor do Gabinete Provincial de Negócios Estrangeiros, Wang Xin; o diretor do Departamento Provincial de Educação, Cheng Yi; o diretor da Comissão Provincial de Agricultura, Sun Zhengdong; o diretor do Departamento Provincial de Comércio, Zhang Jian; o inspetor da Comissão Provincial de Desenvolvimento e Reforma, Yu Qun; e o vice-presidente Executivo da Jac Group, Wang Zhiyuan. 

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.