Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Fabricantes do Estado já estão se adequando para atender a frota. A nova placa começa a ser adotada em 1º. de janeiro

Os fabricantes do Paraná já estão se adequando para fornecer as novas placas que serão usadas por todos os países membros do Mercosul. A adoção da nova placa começa em 1º. de janeiro de 2017 para os veículos novos, para aqueles transferidos de município ou se houver necessidade de substituição. O restante da frota tem um prazo maior para a transição, mas até 31 de dezembro de 2020 todos os veículos que circulam no Brasil deverão usar a nova placa.

“Estamos trabalhando para nos adequar ao novo modelo, que vai exigir a troca de grande parte dos equipamentos atualmente em uso. Mas estaremos prontos antes do prazo limite determinado pelo Conselho Nacional de Trânsito ( Contran)”, afirma o presidente da Associação dos Fabricantes de Placas do Paraná (Afaplacas), Mauro Henrique Oliveira.

De acordo com ele, o Estado vem sendo pioneiro nessa área e já cumpre itens importantes que serão exigidos a partir de 2017. “Fomos o primeiro Estado a implantar a rastreabilidade completa de lacres e temos todas as condições de fazer o rastreamento das placas também. Além disso, adotamos um sistema que garante segurança para o cidadão e informações precisas para o Detran/PR”, conta.

Oliveira informa que a rastreabilidade dos lacres realizada no Paraná já consegue detectar e evitar a clonagem e o uso de placas frias. Todo o processo é monitorado pela associação. Ao fazer o emplacamento, o fabricante ou seu funcionário faz uma vistoria em diversos itens do veículo e garante a veracidade dos dados por meio de autenticação biométrica. É uma segurança importantíssima para o proprietário do veículo e também para o fabricante, que, inclusive, responde criminalmente pelas informações fornecidas ao Detran.

 “É um trabalho de muita responsabilidade, que exigiu investimentos e treinamento dos fabricantes paranaenses, além do desenvolvimento de um sistema específico para o controle das informações, que é gerenciado pela nossa associação. Hoje esse modelo paranaense é considerado referência no país”, afirma o presidente da Afaplacas. “Vamos utilizar essa experiência bem sucedida para atender com rapidez e eficiência as novas regras estabelecidas pelo Contran para a placa padrão Mercosul”, completa.

Novas placas

As novas placas já estão em uso no Uruguai e na Argentina e em vias de serem implantadas por Paraguai e Venezuela. Elas vão criar um visual único para todos os países do bloco e possibilitar maior número de combinações. Segundo cálculos matemáticos, o modelo atual tem 175 milhões de combinações possíveis; no novo, serão mais de 450 milhões.

As novas placas têm fundo branco, com margem superior azul, quatro letras e três números, dispostos de forma aleatória. A cor da combinação alfanumérica indica a categoria do veículo: preta para carros particulares, vermelha para táxis, veículos comerciais e de aprendizagem, azul para carros oficiais, verde para carros de teste, dourada para veículos diplomáticos e prateada para os de coleção.

Devem ser impressos na placa o nome do país e sua bandeira e o emblema do Mercosul. Nas placas brasileiras, ao contrário do que ocorre nas argentinas, haverá também identificação do estado e município. Um sistema integrado de consulta compilará dados sobre o veículo e o proprietário, incluindo eventual histórico de roubos e furtos.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.