Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pesquisa realizada pela Rede Cidade Digital aponta crescimento de 57% no número de iniciativas digitais nos municípios do estado

Desde o último levantamento realizado pela Rede Cidade Digital, em dezembro de 2012, o número de cidades com iniciativas digitais no estado do Paraná cresceu de 42 para 99 localidades, indicando um crescimento de 57%. Os números mostram que os municípios do estado seguem investindo em novas políticas de tecnologia em informação e comunicação.

Destacam-se no estado municípios como Telêmaco Borba, Pato Branco, Engenheiro Beltrão, Piraí do Sul, Mandirituba, Pinhais e Toledo que investem em inclusão digital, tecnologia e já desenvolvem ações de fomento às cidades inteligentes.

“O número de cidades digitais no país cresce diariamente. Nosso foco consiste em identificar e reconhecer o trabalho realizado pelos gestores públicos do país com o objetivo de fomentar o interesse pelo tema e o desenvolvimento de novos projetos. Colocar esses dados em um mapa, juntamente ao UNI, que se tornou a rede social das cidades digitais, é oferecer um novo panorama de possibilidades e criar oportunidades de desenvolvimento para os municípios brasileiros”, aponta o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho.

Transformando dados em informação

O Mapa das Cidades Digitais é uma iniciativa que visa identificar geograficamente os municípios do país que são, possuem elementos ou estão em fase de criação de programas de Cidade Digital.

No processo de levantamento de dados do mapa, cinco diferentes critérios são utilizados pela RCD para a classificação de uma localidade com iniciativas de Cidade Digital, entre eles o fornecimento de sinal de internet (Wi-Fi) gratuito para os cidadãos, em sua totalidade ou em determinada área; disponibilidade de ferramentas e infraestrutura de governo eletrônico (e-gov), como serviços de atendimento via web; ligação de órgãos e prédios públicos por meio de cabeamento óptico; uso de ferramentas de georreferenciamento e de câmeras de monitoramento para vigilância.

O sistema é atualizado diariamente a partir de informações de veículos oficiais de comunicação das prefeituras, governos estaduais, imprensa e mapeamentos realizados pela Rede Cidade Digital. Além do levantamento, se integram ao mapa os municípios cadastrados no UNI, uma rede social criada pela RCD para as cidades digitais. A plataforma, segundo o diretor da iniciativa, foi desenvolvida visando à interação virtual entre gestores públicos, empresas fornecedoras de soluções tecnológicas e cidadãos, facilitando o compartilhamento de informações e acelerando o desenvolvimento dos programas de cidades digitais nos municípios.

Estímulo

Além do meio virtual, a Rede Cidade Digital realiza eventos gratuitos em parceria com Prefeituras e Associações de Municípios de todo o Sul do país com o objetivo de levar informação aos pequenos e médios municípios sobre a importância de se investir em tecnologia na promoção do desenvolvimento socioeconômico.

Os Fóruns e Congressos de Cidades Digitais, organizados pela Rede Cidade Digital, ressalta Marinho, atraem gestores de todo o país devido à grande demanda das cidades em tornar os serviços públicos mais eficientes, além dos demais benefícios do uso da tecnologia na redução de custos, aumento na arrecadação municipal e interação com os cidadãos, por exemplo.

Em 2015, a RCD promoveu 14 fóruns em diferentes regiões do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do 3° Congresso Paranaense de Cidades Digitais. Ao todo, representantes de 385 localidades participaram das atividades.

Para o diretor da RCD, José Marinho, estabelecer um relacionamento entre os municípios é essencial para o desenvolvimento de novas propostas e projetos. “Todos os eventos promovidos pela RCD procuram criar espaços de troca de experiências e estimulam o desenvolvimento tecnológico dos municípios. Os dados apontados pelo mapa são extremamente positivos e demonstram que o Paraná segue gradativamente a tendência de inserção da tecnologia na administração pública e isso reflete na melhora da qualidade de vida das pessoas, aumentando índices de desenvolvimento e redução de custos na gestão”, frisa.

2016

O primeiro Fórum de Cidade Digital já está marcado para o dia 25 de Fevereiro e é direcionado para prefeitos, gestores e vereadores do Sudoeste do Estado. Será em Pato Branco e as inscrições são gratuitas para servidores públicos. Informações pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.