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O Governo do Paraná fez nos últimos quatros anos um dos maiores investimentos na melhoria da infraestrutura do Estado. A Secretaria de Infraestrutura e Logística e suas autarquias aplicaram R$ 4,66 bilhões em obras que melhoraram as rodovias, portos, aeroportos, ferrovia e a infraestrutura dos municípios, além da construção, ampliação e reforma de prédios públicos.

“O Estado do Paraná passou por uma das maiores transformações, visando acabar com gargalos logísticos, melhorando a vida dos paranaenses. Para os próximos anos, a previsão é ampliar os investimentos, com parcerias e financiamentos internacionais”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. 


“A partir de 2015 até 2018, a previsão é aplicar cerca de R$ 9,8 bilhões em obras rodoviárias”, explica o secretário. São recursos de parceiros, como a Votorantim e Klabin, da parceria público-privada da PR-323 e do financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), cujo valor é de US$ 500 milhões. “Sem contar os recursos próprios do DER e do Estado, que aumentam os investimentos em infraestrutura”, completa Richa Filho. 

DUPLICAÇÕES – O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Nelson Leal Junior, destacou que o maior avanço no setor rodoviário foi o programa de duplicação de rodovias. São 700,5 quilômetros de duplicações, dos quais 48 quilômetros foram entregues e outros 392 estão em andamento. Somam-se a estas obras mais 260,5 quilômetros que começam em 2015. 

“Este foi o maior programa de duplicações dos últimos 25 anos, com obras em todo o Paraná”, disse Leal. O diretor afirmou que quando o governador Beto Richa assumiu a administração do Estado, em 2011, o Paraná contava apenas com mil quilômetros de rodovias duplicadas, entre estradas federais e estaduais. 

O diretor explica ainda que as obras estão sendo feitas com recursos próprios e com investimentos das concessionárias. Após negociação com as empresas do Anel de Integração, o Estado garantiu a retomada de investimentos, que somam mais de R$ 1,7 bilhão e que vão duplicar 340 quilômetros de rodovias. 

PARCERIAS – Outro avanço importante é a formalização da parceria público-privada que será responsável pela duplicação entre Maringá e Francisco Alves. Serão 220 quilômetros de pistas duplicadas da PR-323, obra que inclui 19 viadutos, 22 trincheiras, 13 passarelas e nove pontes, além de marginais e ciclovias nas áreas urbanas. A nova rodovia também contará com serviços de atendimento ao usuário, com ambulâncias e serviço de guinchos. Ao longo do programa, de 30 anos, serão aplicados R$ 7,7 bilhões. 

A previsão é que as obras de duplicações comecem no primeiro trimestre de 2015, atendendo assim mais de um milhão de paranaenses que vivem na região. A gestão da concessão será feita pelo Consórcio Nova 323. 

A Rodovia dos Minérios, entre Curitiba e Rio Branco do Sul, também será duplicada em parceria, neste caso com a Votorantim. Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú terão rodovias implantadas e ampliadas, uma parceria do Estado com a Klabin. Estas duas empresas irão investir R$ 700 milhões, que serão abatidos em ICMS pelo programa de crédito outorgado. 

AEROPORTOS E FOMENTOS – Outro destaque da Secretaria de Infraestrutura nos últimos quatro anos foi o apoio aos municípios. O Estado ajudou na melhoria da malha de estradas rurais, com o programa Caminhos da Pedra de recuperação de rodovias com pedras poliédricas, que atenderam mais de 2 mil quilômetros. Também foram investidos recursos na construção de 177 pontes de concretos, além do repasse de recursos para compra de massa asfáltica, usada na pavimentação de ruas. 

Mais de R$ 35 milhões foram aplicados em obras nos aeroportos municipais, administrados pelas prefeituras. Além da melhoria da infraestrutura dos aeroportos, como a construção do terminal de passageiros em Cascavel, a secretaria ajudou na desapropriação de terrenos para ampliação dos aeródromos, como no caso de Londrina. 

MODERNIZAÇÃO DA FERROESTE – O Estado também investiu na modernização da Ferroeste. Em quatro anos, foram aplicados R$ 4,1 milhões em melhorias, contra R$ 768 mil aplicados em oito anos na gestão passada. A Ferroeste ganhou mais locomotivas e vagões e também reduziu o tempo de trânsito entre Cascavel e Guarapuava. 

Com faturamento maior, a empresa quitou o passivo dos oito anos da gestão passada, que passava de R$ 13 milhões. E, pela primeira vez na história da Ferroeste, a empresa conseguiu obter uma certidão negativa. 

Outro avanço da Ferroeste foi a implantação do Centro Logístico, cujo investimento, em parceria com o setor público, soma R$ 200 milhões. “A meta para os próximos quatro anos é ampliar este Centro Logístico e adquirir mais cinco locomotivas e mais de 400 vagões, dobrando a capacidade de transporte”, disse o diretor-presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin de Araújo. 

PORTOS – Nos portos de Paranaguá e de Antonina, os investimentos somam R$ 511 milhões. “Com mais obras e melhorias na gestão, acabaram as filas de caminhões e foi ampliada a capacidade de escoamento. Os investimentos também permitiram a atracação de navios de grande porte”, disse Richa Filho. 

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, disse que algumas mudanças foram fundamentais para as melhorias nos portos. O Estado está concluindo a troca de quatro shiploaders – equipamento que carrega com grãos os navios cargueiros – e substituindo máquinas de 1970 e 1980. Também foram adquiridos 10 guindastes. A dragagem ampliou o canal de Paranaguá e estão em andamentoas melhorias viárias de acesso ao Porto de Paranaguá. 

Outro avanço é no planejamento. O Governo do Paraná já concluiu o Plano de Desenvolvimento do zoneamento portuário, que permitirá o arrendamento de área. Para isto, aguarda a autorização por parte do governo federal. Os projetos dos novos píeres já estão prontos, além da ampliação do pátio de triagem. 

NOVAS OBRAS – Na área de edificações, a Paraná Edificações aplicou R$ 900 milhões na construção, ampliação e reformas de prédios públicos. Somente na área de Justiça, são 39 obras que já foram entregues. Também foram finalizadas 31 obras em segurança, 18 em saúde e 26 para a Secretaria de Administração, atendendo todas as áreas, com exceção da Secretaria da Educação, que administra suas próprias obras. 

“São obras importantes para toda população, como o Hospital do Câncer em Umuarama, o IML de Londrina e o quartel do Corpo de Bombeiros de Matinhos”, disse o diretor da Paraná Edificações, Luiz Fernando Jamur. 

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr  ewww.pr.gov.br  



CONFIRA AS PRINCIPAIS OBRAS DE 2011 A 2014: 



Obras entregues 

Medianeira/Matelândia 

Contorno de Mandaguari 

Londrina/Warta 

Contorno de Campo Largo 

Aquisição de novas boias de sinalização para o porto 

Automação das balanças do corredor de exportação 

Recuperação do pavimento das vias urbanas de acesso ao porto 

Monitoramento ambiental 



Obras em andamento 

Apucarana/Ponta Grossa 

Mandaguaçu/Nova Esperança 

Floresta/Campo Mourão 

Matelândia/Ramilândia 

Guarapuava/Relógio 

Apucarana/Jandaia do Sul 

PR-407 

Rodovia da Uva (PR 417) 

Maringá/Paiçandu (PR 323) 

Londrina/Cambé (PR 445) 

Pinhais/Piraquara (PR 415) 

Viaduto Foz do Iguaçu (BR 277 - Avenida Paraná) 

Contorno Agudos do Sul 

PR-090 (Campo Magro) 

Trincheira Francisco Beltrão 

Terminal de passageiros Aeroporto de Cascavel 

Dragagem do canal do Porto de Antonina 

Instalação de novos shiploaders 

Manutenção das defensas do porto 

Construção de novos prédios operacionais e Gates de acesso ao cais público 



Obras a iniciar 

Contorno de Arapongas e Contorno de Jandaia do Sul 

PPP da PR-323 

Duplicação da Rodovia dos Minérios (Vorotantim) 

Implantação e ampliação de rodovias Telêmaco Borba, Imbaú e Ortigueira (Klabin) 

Implantação Centro Logístico da Ferroeste (R$ 200 milhões/ Cotriguaçu)

Agência de Notícias PR
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