Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ontem (18) foi lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para marcar a data, o Governo do Paraná iniciou uma campanha de combate à violência contra crianças e adolescentes, chamada Viva Infância II. O material da campanha é composto por uma cartilha educativa, que foi distribuída para os 399 municípios do Estado, e uma série de vídeos que serão veiculados em mídias sociais, internet e no hotsite www.vivaainfancia.pr.gov.br, a partir de hoje.

Com tiragem de 900 mil exemplares, a cartilha intitulada Quantas Crianças Correndo Perigo Você Consegue Encontrar Aqui? vai estimular as crianças a reconhecerem, nos desenhos apresentados, as diversas formas de violência a que podem estar expostas e a denunciá-las, contando com a ajuda de um adulto.

Já os filmes da campanha reforçam a ideia de que todas as crianças e adolescentes têm o direito à infância e adolescência digna e feliz, mas que uma parcela significativa não tem acesso pleno aos direitos fundamentais.

Criança protegida

As ações protetivas também serão reforçadas com o lançamento do Criança Protegida, que deverá ocorrer em breve.

O projeto é pioneiro no País e vai identificar biometricamente todas as crianças do Paraná, auxiliando o trabalho do Serviço de Investigação de Criança Desaparecida (Sicride).

Programação

A programação dos municípios para lembrar o 18 de Maio contará com palestras, eventos, distribuição de folhetos e abordagem nas escolas e vias públicas.

Na Região Oeste, Cascavel realiza a Semana Municipal contra a Violência às Crianças e Adolescentes, que terá a participação de outros municípios da região.

Em Santa Tereza do Oeste, acontece a 10º Semana de Sensibilização e Combate às Violências contra Crianças e Adolescentes com atividades culturais, teatros, premiações, artes circenses.

A mobilização se repete na região Sul do Paraná. Em Cruz Machado as ações terão a participação das equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Secretarias de Estado da Educação, da Saúde e do Conselho Tutelar, com distribuição de panfletos temáticos na comunidade e nas escolas. Também será realizada uma caminhada pelas principais ruas das cidades, com adesão de funcionários públicos municipais, alunos da rede municipal e estadual e pessoas atendidas nos Cras.

O município de Londrina promoverá uma palestra com a doutora em psicologia Renata Maria Coimbra, que irá tratar da exploração sexual.

No Litoral, será realizado o 2º Encontro do Núcleo Municipal de Prevenção à Violência, Promoção da Saúde e da Cultura da Paz, com o tema: Sensibilização para a Prevenção e Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Pontal do Paraná sediará o I Encontro Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com palestras e teatro.

Em Morretes e Guaraqueçaba haverá distribuição de material informativo nas escolas públicas e vias públicas, em parceria com as entidades e escolas municipais e estaduais.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.