Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

85% dos processos de abertura de empresas poderão estar concluídos neste prazo

O Paraná vai passar a formalizar a abertura de novas empresas em um prazo de até cinco dias úteis. A iniciativa, que faz parte do programa Empresa Fácil, foi apresentada pelo governador Beto Richa e pelo presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Ardisson Akel, na quarta-feira (10), durante a assinatura de convênio entre o Estado e a prefeitura de Londrina para a operação da Rede de Simplificação do Registro Empresarial (Redesim), que vai acelerar 85% dos processos de abertura de empresas neste prazo.

De acordo com o presidente Akel, o programa Empresa Fácil foca especialmente as empresas consideradas de baixo risco, já que estes empreendimentos são dispensados da vistoria prévia dos órgãos responsáveis de fiscalização e licenciamento, como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente. “Muitas dessas empresas terão suas sedes em ambientes já vistoriados por entidades licenciadoras, como os shoppings centers”, exemplifica.

Segundo Akel, “o programa é fruto de uma parceria da Junta Comercial com o Sebrae, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), sob a coordenação da Secretaria de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (SEIM), além do apoio da Secretaria estadual da Fazenda e da Receita Federal”, acrescenta.

Ainda de acordo com o presidente da Jucepar, para que o processo de abertura de uma empresa possa ocorrer em três dias úteis, é necessário a integração das prefeituras com o sistema da Redesim. “À medida em que as prefeituras se integrem à Redesim, esses municípios poderão emitir o alvará de funcionamento do empreendimento dentro do prazo de dois dias”, explica.

A Redesim será liderada pela Junta Comercial e vai integrar todas as informações necessárias para a abertura de uma empresa, agregando dados de interesse de todos os órgãos responsáveis pelo registro e licenciamento de empresas, que serão compartilhados com os mesmos via sistema.

”Até agora, o empresário ou seu contador tinham que percorrer vários órgãos para viabilizar a abertura de sua empresa. Com o Empresa Fácil, o que vai andar é a informação e ela circulará pelo meio digital, de forma rápida, segura e mais econômica”, diz Akel.

Antes, os processos de abertura de empresas demoravam, em média, até três meses para serem concluídos, pois o empresário precisava se dirigir a todos os órgãos de registro e fiscalização para solicitar a licença do empreendimento.

Integração

A integração da Redesim ocorrerá gradativamente em todo o Estado. Após a “largada” dada em Londrina, está prevista, também para 2014, a inclusão das cidades de Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Pinhais, São José dos Pinhais e Araucária, entre outras.

 “Neste primeiro momento, vamos integrar as principais cidades paranaenses, levando em consideração o fluxo de abertura de empresas, além de suas regiões metropolitanas. A partir de então, integraremos gradualmente os municípios paranaenses, até completarmos a inclusão das 399 cidades do Estado ao programa Empresa Fácil Paraná”, afirma o presidente Akel.

Hamilton Zambiancki Junior/Asimp/Jucepar

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.