Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Paraná poderá ser modelo de diretrizes ao País para o Estatuto das Metrópoles, segundo o secretário nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos do Ministério das Cidades, Luís Ramos, durante reunião com o secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, e o coordenador da Comec, Omar Akel, realizada em Curitiba. Ramos está no Paraná, junto com a diretora de Urbanização e Assentamentos Precários, Alessandra D'Ávila Vieira, e o analista de Infraestrutura da Secretaria Nacional de Saneamento, Martin Junior Valaro, para conhecer o trabalho realizado pelo Governo do Estado na área do desenvolvimento urbano.

“Temos uma avaliação muito positiva. Há muita experiência boa e é muito interessante a forma como trabalham, agregando soluções aos 399 municípios do Paraná”, afirmou Ramos. “Sem dúvida, o Paraná pode dar uma ótima contribuição e qualificar ainda mais as soluções para todo o País”, destacou.

Nesta quarta-feira (01), os técnicos e o secretário Ratinho Junior fizeram um sobrevôo sobre Curitiba e Região Metropolitana para conhecerem os traçados do estudo de viabilidade do projeto Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), do projeto executivo do Corredor Metropolitano - que liga Colombo, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande e Araucária, além dos Parques de Piraquara, Itaqui, Palmital e Metropolitano, onde estão sendo executados os projetos para contenção de cheias.

Avaliação positiva

Na terça-feira, os representantes do Ministério das Cidades conhecerem a estrutura organizacional, os principais programas, as prioridades e todo o trabalho pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano, pelo Paranacidade e a Coordenadoria da Região Metropolitana (Comec).

O secretário Ratinho Junior fez uma apresentação detalhada do projeto de VLT, por meio de um vídeo. Participaram o secretário chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra; o presidente da Cohapar, Abelardo Lupion; e diretores do Paranacidade, da Comec e da Fomento Paraná.

“Queremos retirar do papel alguns sonhos, como o do VLP, o Corredor Metropolitano e outros projetos que vão facilitar e dar melhor qualidade de vida às pessoas”, disse Ratinho Junior. “O Paraná conta com infraestrutura, mobilidade urbana e com excelentes programas. Estamos em busca de novos parceiros que possibilitem recursos para viabilizar nossos projetos”, disse ele.

Câmeras

Os representantes do Ministério das Cidades participaram das Câmeras Técnicas que trataram de saneamento, política estadual de resíduos sólidos; mobilidade urbana na Região Metropolitana de Curitiba, Terminais Urbanos, Corredores Metropolitanos, ciclovias e ligações viárias; habitação; cooperação com Maputo (Angola), cadastro técnico e tributação.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.