Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Paraná tem a maior parcela de trabalhadores com nível superior do Sul do País. O levantamento feito pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes) mostra que 20,3% dos empregados com mais de 14 anos no Estado completaram o ensino superior. Em Santa Catarina, o percentual está em 17,8% e no Rio Grande do Sul está em 17,1%. 

Os dados são primeiro trimestre de 2016 e foram compilados pelo Ipardes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNAD) do IBGE. A média do Paraná também é superior à média nacional, de 17,9%. No primeiro trimestre de 2016, o Paraná tinha 1,1 milhão pessoas com superior completo trabalhando, contra 613 mil em Santa Catarina e 964 mil no Rio Grande do Sul.

 De acordo com Julio Suzuki Júnior, presidente do Ipardes, o número é muito positivo, porque mostra a maior qualificação da mão de obra empregada no Estado. “Profissionais com superior completo também tem salários maiores, níveis de produtividade mais elevados nas empresas assim como uma taxa de empreendedorismo maior”, ressalta. 

 De acordo com o presidente do Ipardes, essa participação está relacionada diretamente com o alto número de pessoas que concluíram o ensino superior no Estado e com a presença forte das universidades estaduais nessa formação. Das 73,6 mil pessoas que concluíram o nível superior no Estado em 2014 (último dado disponível do Ministério da Educação), 14,1 mil se formaram em universidades estaduais. É uma proporção muito superior a que é verificada nos demais estados do Sul. Em Santa Catarina foram 40,8 mil formados em 2014, dos quais 1,4 mil em instituições estaduais. No Rio Grande do Sul, 57,6 mil pessoas concluíram a graduação, mas apenas em 341 em instituições estaduais. 

Redação/JU com informações Agência de noticias do Paraná

 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.