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Com a duplicação da PR 323, entre Maringá a Francisco Alves, o Paraná terá, pela primeira vez, uma rodovia com padrões e qualidade internacionais. A duplicação de 207 quilômetros da rodovia, que será feita por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), terá qualidade e tecnologia de última geração, atendendo à demanda da região, o que trará mais segurança aos usuários. A estimativa é que as obras iniciem em julho de 2014.

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, esteve nesta quinta-feira (15) em Maringá para um encontro técnico com engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) que irão fiscalizar as obras, conservação e operação da PR 323. No evento, os fiscais conheceram os novos conceitos de qualidade e tecnologia da PPP e a cobrança sobre os serviços prestados.

“Toda a região Noroeste do Paraná será beneficiada com essa obra inédita no Estado. Por isso, fizemos esse encontro técnico com os fiscais para que eles entendam todo o processo dessa grandiosa obra”, explicou o secretário de Infraestrutura.

Richa Filho disse também que o encontro foi um momento de integração entre os fiscais do DER e a empresa. “O programa durará 30 anos. Então, é importante essa aproximação e a troca de conhecimento entre os técnicos que vão fiscalizar a PPP”. A estimativa do DER-PR é que o consórcio Rota 323, vencedor da licitação, inicie as obras e a manutenção da rodovia em julho de 2014, após a ordem de serviço ser emitida.

Um dos pontos discutidos no encontro foi a segurança que a obra proporcionará aos usuários. Nesta obra de duplicação, todas as passagens, como viadutos e trincheiras – denominadas obras de arte especial – serão feitas em desnível para que o trânsito urbano fique separado do rodoviário. “Como trafegam muitos caminhões pesados no trecho, resolvemos fazer todas as passagens em desnível, agilizando o fluxo de veículos e aumentando a segurança de todos”, disse o superintendente da regional Noroeste do DER-PR, Heitor Dutra.

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