Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A população de Paranaguá, no Litoral, já pode conhecer a qualidade do ar no município. A cidade ganhou uma nova Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar, inaugurada nesta segunda-feira (20) na sede da Secretaria Municipal de Obras.

Essa é a primeira de seis novas estações adquiridas pelo Governo do Estado para ampliar o monitoramento em regiões antes não atendidas. A estação será mantida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e integrada ao seu sistema de monitoramento da qualidade do ar em tempo real. Com as informações será possível ampliar as políticas públicas de gestão e controle ambiental, assim como de saúde.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Paulino Mexia, lembrou que o monitoramento no município também poderá auxiliar a comunidade científica. “Os dados são atualizados de hora em hora e estarão disponíveis no site do IAP. As universidades do Litoral poderão contribuir com pesquisas usando os dados, termos de referência, procedimentos e até auxiliando na instalação de novos empreendimentos”, disse Mexia.

 A compra de novas estações de monitoramento da qualidade do ar faz parte de um convênio assinado em 2012 com o Banco Mundial (Bird) para modernização dos sistemas de gestão ambiental do Paraná. O equipamento destinado à Paranaguá custou R$ 950 mil e foi adquirido com recursos do banco. 

Informações AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.