Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em sessão ordinária realizada no início da tarde desta terça-feira (28) a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa iniciou o exame das 16 emendas de Plenário apresentadas ao projeto de lei nº 252/2015, de autoria do Poder Executivo, que trata da reestruturação do plano de custeio e financiamento do regime próprio de previdência social do Estado. O relator, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Casa, chegou a apresentar seu parecer aprovando as emendas de nº 1, 2, 4, 5, 6, 8 a 14 e 16, rejeitando a de nº 3 e apresentando uma subemenda modificativa às emendas nº 7 e nº 15.

O deputado Péricles de Mello (PT) pediu vista do parecer, adiando a votação da matéria para esta quarta-feira (29), quando será realizada nova sessão extraordinária da comissão, às 13h30, na Sala das Comissões da Casa. As demais 28 proposições que compunham a pauta também deverão ser discutidas e votadas na sessão da quarta-feira.

As emendas

A emenda nº 1, apresentada pelo deputado Pedro Lupion (DEM), altera o § 4º do art. 1º, inciso I, com o intuito de alterar a redação e incluir a expressão “e de associações de classe”. A nº 2, também de Lupion, modifica a alínea “e” do § 1º do art. 10 da Lei nº 12.398/98, especificando os representantes dos servidores públicos efetivos.

As emendas de nº 3 ao nº 13 foram apresentadas pelos deputados Professor Lemos (PT), Nelson Luersen (PDT), Tadeu Veneri (PT) Requião Filho (PMDB), Anibelli Neto (PMDB), Nereu Moura (PMDB) e Tercílio Turini (PPS). A de nº 3, supressiva, afeta os incisos II e III do art. 2º do projeto de lei original, retirando o critério de segregação de massas. Foi rejeitada pelo relator sob o argumento de que descaracteriza o projeto. A emenda nº 4 acrescenta artigo ao projeto original para determinar que a Paranaprevidência realize dois congressos, um no primeiro semestre e outro no segundo.

A emenda nº 5, modificativa, exclui do art. 4º o termo “Regime de previdência complementar”. A nº 6 suprime o art. 6º, que dispõe sobre a revogação do § 3º do art. 30 da Lei nº 12.398/98. A emenda nº 8, modificativa, altera a vigência da lei na data de sua publicação. A emenda nº 9, modificativa, atribui ao presidente do conselho a possibilidade de voto apenas nos casos de empate. A nº 10 modifica o art. 10º do projeto original; a nº 11 altera o art. 1º, bem como a de nº 12, a de nº 13 e a de nº 14, referentes a composição e eleição dos Conselhos de Administração e Fiscal. A emenda nº 16 suprime o art. 6º do projeto original. A emenda 14 é de autoria do deputado Nelson Luersen, e as emendas 15 e 16 são de autoria do deputado Marcio Pauliki (PDT).

As emendas de nº 7 e nº 15 foram modificadas e agrupadas pelo relator numa única subemenda modificativa, com o fim de acrescentar parágrafo ao art. 3º do projeto de lei nº 252/2015, dispondo que “haverá atualização do aporte previsto no caput deste artigo com base na meta atuarial utilizada nas reavaliações atuariais do Fundo de Previdência”.

Sandra C. Pacheco/Aimp/ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.