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Programa Franquias Paraná, do Sebrae/PR e Fecomércio PR, dá início às atividades com aula inaugural, em 17 de agosto; participantes têm perfil diversificado e, em média, mais de cinco anos de mercado

Após a seleção de 15 micro e pequenas empresas paranaenses que desejam se tornar franqueadoras, o Sebrae/PR e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), promovem, hoje, dia 17 de agosto, a aula inaugural do Programa Franquias Paraná.

Aberto em maio, o edital inédito contabilizou 102 inscrições de empresas sediadas no Estado, com faturamento bruto anual de até R$ 3,6 milhões, interessadas em participar do programa de maneira subsidiada. A seleção das 15 participantes levou em conta uma pontuação com base em critérios objetivos, descritos no edital.

Na lista de selecionadas, estão micro e pequenas empresas, além de microempreendedores individuais de diferentes ramos, como alimentação, academia de ginástica, cosméticos, informática, bijuterias e imobiliária. “O resultado foi ótimo, com empresas de perfil bem diversificado, em geral, com mais de cinco anos de mercado. O edital cumpriu seu papel”, diz Osmar Dalquano Junior, gestor do Programa e coordenador estadual de Comércio de Bens, Serviços e Varejo no Sebrae/PR.

Ao longo de dois anos, as empresas selecionadas passarão por consultorias, treinamentos, visitas técnicas e participarão da maior feira mundial de franquias, nos Estados Unidos. Marcada para fevereiro, a viagem tem como objetivo colocar os empresários em contato com os franqueadores referência no cenário internacional. “Depois desse Programa, as empresas saem prontas para expandir seus negócios na forma de franquias no Brasil todo”, destaca Osmar Dalquano.

Na avaliação do assessor da presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva, o edital – que oferecia até 60% de subsídio para participação no Programa – garante a transparência na seleção de empresas. “O Programa fortalece o empreendedorismo no Estado como um todo, ao garantir oportunidades iguais de participação. É uma iniciativa inédita, que pode servir de modelo para o resto do Brasil.” O subsídio máximo alcançado pelas empresas selecionadas para o Franquias Paraná foi de 40%, segundo o Sebrae/PR.

Cronograma

A aula inaugural, que acontece na manhã do dia 17 de agosto, após um welcome coffee, será ministrada pelo diretor de Inteligência de Mercado da ABF, Claudio Thiegi. “Ele vai falar aos empresários, às autoridades presentes e a funcionários do Sebrae sobre o cenário atual e os desafios na fase de expansão”, adianta Osmar Dalquano. Entre as presenças confirmadas no evento, estão o presidente da Fecomércio PR, Darci Piana; o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta; e o gerente da Unidade de Comércio do Sebrae Nacional, Juarez de Paula.

Após o lançamento oficial, os participantes do Programa passam por 11 dias de aulas, uma imersão em conteúdos oficiais da ABF sobre gestão e expansão em franquias. Diretora de Educação da ABF, Angela Manzoni explica que os 11 módulos desta primeira etapa de capacitação do Programa são fundamentais para os empresários se transformarem em franqueadores.

“Eles são o passo a passo para que se entenda e analise a empresa. ‘Eu tenho uma análise mercadológica, financeira? Não. Então, tenho que buscar.’ Feito isso, começa o plano de expansão, depois vem a elaboração dos manuais”, enumera.

Segundo ela, ao longo dos últimos dez anos, centenas de empresas que buscaram capacitação da ABF nesse formato já se transformaram em franquias. “Além do que está na lei, existem as boas práticas, que não são exigidas legalmente, mas fundamentais para a expansão ter sucesso. Um empresário informado está mais preparado para esse processo.”

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Uma das contempladas pelo edital é a cabeleireira Rosângela Alves, do salão Ponto Chic, de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Quando começou o negócio, há dez anos, eram apenas ela, uma cabeleireira e uma manicure. “Decidi que não ia investir em propaganda, mas usar esse recurso para comprar os melhores produtos. Pensei em oferecer a excelência, para que o cliente mesmo fosse minha propaganda.”

Dois anos foram suficientes para que ‘formasse fila’ na porta do salão, levando Rosângela a se mudar para um imóvel maior, na mesma rua. Hoje, são 15 funcionários e uma agenda lotada, especialmente às quintas, sextas e sábados. “Graças a Deus, eu sempre falo, para nós não tem crise. Todo dia a gente trabalha.”

Com um nome já conhecido no mercado da beleza, a empreendedora sente a necessidade de crescer, mas admite que “é complicado administrar várias lojas”. “É importante a presença do dono no local, atendendo também. Minha ideia é só vender a franquia para quem for ficar na loja, como eu faço. E, por isso, depois de fazer pesquisas para essa expansão, cheguei ao Sebrae, porque estava atrás de qualidade”, ressalta.

Asimp/Sebrae/PR

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