Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ao todo, 177 municípios paranaenses são beneficiados com água subterrânea. Iniciativa faz parte do programa Água no Campo, desenvolvido pelo IAT e que beneficia cerca de 5 mil famílias por ano.

Qualidade de vida, praticidade e desenvolvimento econômico. Estas são as expectativas de Enio Mondini, agricultor e morador da Vila Rural Vicente Puppio, no município de Jandaia do Sul (Região Metropolitana de Maringá), com a perfuração de um novo poço artesiano nesta semana.

De acordo com ele, a ação do Programa Água no Campo, desenvolvida pelo Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), vai beneficiar, principalmente, a atividade econômica da região. “Isso vai ser muito bom para nós, ajudar na produção de alimentos, de horticultura e até de piscicultura”, afirma o produtor. “Nós já tivemos várias situações de escassez de água com épocas críticas”, completou.

Além da Vila Rural Vicente Puppio, outras cinco comunidades foram beneficiadas na região nesta semana. São elas: Estrada Velha para Marumbi; Estrada do Guaporé; Estrada da Amizade; Estrada do Murumbizinho; e Estrada do Canutã. Com os novos poços, cerca de 80 famílias de Jandaia do Sul contam com o acesso à água de qualidade.

Água no campo

Através do programa Água no Campo, mais de 650 poços artesianos já foram perfurados no Estado. “Cerca de 5 mil famílias são atendidas por ano, com água de boa qualidade para o consumo próprio e para as atividades produtivas nas pequenas propriedades do meio rural paranaense”, destacou o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

 “Com o programa, nós já conseguimos levar água de qualidade para milhares de famílias no Paraná. Assim, conseguimos contribuir com pequenos empreendimentos e também facilitar tarefas do dia a dia”, explica Ronnye Pascoalotto, coordenador do programa.

O programa é desenvolvido em parceria com as prefeituras. A administração municipal fica encarregada de definir o local da perfuração e pelo fornecimento dos tubos de revestimentos ou filtros, combustível, areia, brita, cimento e custeio.

Após a conclusão dos serviços de perfuração, as prefeituras e as comunidades são responsáveis pela regularizar da área de uso em comum, a operacionalização do poço (bomba, reservatório, energia e adução) e a solicitação da outorga de uso do manancial.

Qualidade

A água utilizada em um poço artesiano é oriunda dos aquíferos. Ao todo, 177 municípios do Paraná utilizam única e exclusivamente a água subterrânea para sobrevivência.

De acordo com o chefe do Escritório Regional do IAT em Curitiba, Luiz Fornazzari Netto, é preciso realizar a perfuração com responsabilidade.

 “Além de seguir a legislação com relação à documentação necessária, é indicado que seja contratada uma empresa com corpo técnico capacitado para realizar a perfuração. Assim, evitamos de ter prejuízos por conta do mau uso e também evitamos a contaminação dos nossos aquíferos”, afirmou.

Como obter

Para a perfuração de um poço artesiano, é necessário anuência do órgão ambiental estadual. Após isso, é preciso possuir a Outorga do uso de direto das águas.

Os requerimentos são protocolados por meio do Sistema de Informações para Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos (SIGARH), no link www.sigarh.iat.pr.gov.br/sigarh-scrh.

Daniele Iachecen/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.