Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Entre os destaques da Munic 2013 estão os aumentos de 122,9% no número de Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e de 50,5% de Centros de Referência de Assistência Social (Cras), entre 2009 e 2013

 A Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic 2013), divulgada na quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra a expansão e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e da rede proteção social do Paraná. Os avanços são observados em todas as dimensões que compõem a estruturação de uma política pública: fortalecimento institucional; ampliação e qualificação dos recursos humanos; melhoria da estrutura física; diversificação dos serviços ofertados; consolidação da participação social; e aumento no volume de recursos financeiros para a área.
 
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, comemora os avanços e destaca que um número crescente de municípios passaram a oferecer um conjunto mais amplo de serviços de proteção social básica, de proteção especial e de alta complexidade dentro do Suas. “O sistema só existe porque a gente está conseguindo apontar em um mesmo sentido. Esta é a rede pública construída no menor tempo, o que é uma vitória para o país. Uma vitória da construção de uma política de superação da desigualdade e da exclusão”, ressalta.
 
Tereza Campello reforça que a rede de proteção social é robusta, com os centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). “Temos equipamentos da assistência social em quase todos os municípios do Brasil. É a área que mais chega perto do conjunto das pessoas excluídas”, afirma a ministra.
 
Crescimento
 
A Munic 2013 analisou a rede da assistência social, com o objetivo de atualizar o conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento da área nos municípios. A pesquisa reúne informações relativas a todos os 399 municípios do Paraná.

Os resultados mostram que o número de Creas aumentou 122,9% entre 2009 e 2013. Em 2009, eram 70 Creas em 60 municípios (15% do total). Em 2013, eram 156 centros em 135 cidades (33,8%). Os centros de referência especializados ofertam serviços a famílias e indivíduos em situação de violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, entre outras, promovendo o acesso dessas pessoas a direitos socioassistenciais.

Considerado a principal porta de entrada do Suas, os Cras tiveram aumento de 50,5%, passando de 366 em 267 municípios para 551 em 398 cidades, entre 2009 e 2013. O Cras é responsável pela oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade social. O principal serviço oferecido é o de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Na Munic 2013 foi possível observar um crescimento expressivo na oferta desse serviço no Paraná, que passou de 81,7%, em 2009, para 99,5% dos municípios do estado, em 2013.
 
Número de profissionais na área de assistência social cresceu 39,1% entre 2009 e 2013
 
O número de funcionários municipais voltados para a área de assistência social no Paraná cresceu 39,1% entre 2009 e 2013. O Suplemento de Assistência Social da Munic 2013, divulgado na quarta-feira (14), mostra que são 14.007 pessoas trabalhando na área.
 
O secretário nacional de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Paulo Jannuzzi, destacou que a Munic também identifica avanços na escolaridade dos profissionais de assistência social. O número de trabalhadores com pós-graduação cresceu 103,5% de 2009 para 2013, chegando a 2.049 profissionais. No mesmo período, o aumento dos que possuem ensino superior foi de 51,7%, chegando a 3.755 trabalhadores.
 
“A Munic 2013 mostra a expansão dos recursos humanos e a contínua qualificação dos profissionais da área. Portanto, há um compromisso dos municípios na estruturação desses serviços, lembrando sempre que essa é uma política pública para um país continental como o Brasil, que precisa do apoio de municípios e estados para sua expansão e efetivação”, reforçou o secretário.
 
Programas
 
A pesquisa também investigou a existência de programas municipais de transferência de renda e constatou que estes se faziam presentes em 25 municípios do Paraná. “Esse resultado revela uma ação importante do Plano Brasil Sem Miséria, que estimulou os governos estaduais e algumas prefeituras com mais recursos fazer complementações adicionais para transferência de renda, tendo em vista os custos de vida diferenciados no país”, observa Paulo Jannuzzi.
 
Recursos federais e estaduais para assistência social chegam a 98,5% dos municípios do estado
 
Dos 399 municípios do Paraná, 98,5% declararam receber recursos dos governos federal e estadual para a função de assistência social, percentual superior ao encontrado no ano de 2009 (91,2%). São 98,2% que tiveram acesso a repasses federais e 24,8%, estaduais.
 
A pesquisa também retrata que, em 2013, 98% das cidades do estado declararam ter recebido recursos do Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M) e 97,5% do Índice de Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social (IGD-SUAS), sendo que a maioria usou os recursos para aquisição de equipamentos.
 
O secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Paulo Jannuzzi, explica que a ampliação do financiamento federal e estadual “opera um efeito redistributivo relevante, ao fortalecer o repasse de recursos para municípios com menor autonomia financeira e maior proporção de populações em situação de vulnerabilidade social”.
 
No que se refere à organização e institucionalização da assistência social, outro destaque da Munic 2013 é que 90,5% das prefeituras do Paraná contavam com secretaria exclusiva para assistência social em 2013, contra 68,4%, em 2009. Já o percentual de municípios com estrutura de secretaria para tratar da política de assistência social subiu de 78,9%, em 2009, para 95% em 2013.

Em 2013, 391 dos municípios do estado possuíam Plano Municipal de Assistência Social. Também foram identificados avanços em relação à disponibilidade de equipamentos de informá tica, acesso à internet e aplicativos informatizados de gestão. O acesso à internet subiu de 99,0%, em 2009, para 99,7%, em 2013 – a maioria (97,5%) por banda larga.

No que se refere à participação social, em 2013 a totalidade dos municípios possuía Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Desse total, 22,3% deles possuíam canal de denúncias e mantinham registros das mesmas. Já Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional foram identificados em 32,8% das prefeituras.
 
Central de Atendimento do MDS: 0800-707-2003
 
Ascom/MDS
 
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.