Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Multi-instrumentista e bom de prosa, João Baptista de Oliveira ficará na história de Tamarana

Quando Tamarana catalogar seus patrimônios históricos e culturais, a sapataria na Rua Arlindo Pereira de Araújo certamente fará parte do seleto acervo dedicado à preservação da memória do município.

E não somente por, através de sua arquitetura simples, fazer lembrar a quem passa pelo Centro que, um dia, a cidade já foi sertão, mas principalmente porque, durante décadas, teve como anfitrião o memorável João Baptista de Oliveira e suas deliciosas histórias.

Seo João Baptista encantou gerações de tamaranenses com causos e perólas de sabedoria. Relatos que devem ter enriquecido de conhecimento até mesmo as paredes de madeira de sua sapataria. Além de bom de prosa, o pioneiro era bom de ouvido. Multi-instrumentista, conseguia fazer música com objetos peculiares como um velho serrote.

Irmão João Baptista também marcou presença com seus dotes musicais na orquestra da Congregação Cristã no Brasil, da qual foi um dos membros mais antigos em Tamarana e colaborou ao longo de anos no corpo administrativo da igreja.

Ontem, 31 de agosto, João Baptista foi fazer música e prosear em outra dimensão. Aos 86 anos de idade, travou contra a Covid-19 sua última batalha. Estava internado desde o último dia 17, em unidade hospitalar de Londrina.

Ele deixa suas boas lembranças para a esposa, Ana, e para os cinco filhos (uma delas, in memorian) frutos do casamento com Ilone de Alcântara e Oliveira, falecida em 2012. O legado de João Baptista ainda se estende para 11 netos e oito bisnetos.

Luto oficial

Em sinal de pesar pelo falecimento do senhor João Baptista de Oliveira, o prefeito Beto Siena estabeleceu luto oficial de três dias em Tamarana. Simbólico, o ato está oficializado no decreto municipal 125/2020, publicado na edição de ontem (31) do Jornal Oficial local (https://tamarana.pr.gov.br/diario-oficial).

Boletim epidemiológico

Também ontem, a Secretaria municipal de Saúde atualizou o boletim de casos de Covid-19 em Tamarana. O município tem quatro óbitos. Outros 52 pacientes estão em tratamento contra a doença, dos quais seis se encontram hospitalizados e outros 46 realizam isolamento domiciliar. Desde o início da pandemia, 77 tamaranenses já se recuperaram do novo coronavírus. Os dados na íntegra estão disponíveis nesta página: https://tamarana.pr.gov.br/arquivos/boletim-covid19

Lucas Marcondes Araújo/Asimp

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios