Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Tamarana já tem seu Plano Municipal de Saúde para o quadriênio 2018-2021. Ele foi oficialmente entregue ao prefeito Beto Siena na última semana pela secretária de Saúde da cidade, Dalva Siena, e pelo diretor de Ação em Saúde, Leandro Feronato. O chefe do Executivo local avaliou que o plano exerce papel fundamental para que as ações da Saúde sejam executadas de acordo com as necessidades dos tamaranenses. "É um plano que vai ajudar a população e também a administração em todos os atos relacionados à Saúde. Com isso, a gente trabalha com mais tranquilidade", afirmou Beto.

Conforme a secretária de Saúde de Tamarana, Dalva Siena, o documento foi construído com base em diferentes vozes, já que o Conselho Municipal de Saúde participou ativamente da criação do texto. "Não é uma coisa que parte só da secretária. Ele foi elaborado a muitas mãos. Teve ajuda do Conselho Municipal de Saúde, dos usuários que fazem parte dele e também da gestão", detalhou ela.

Dalva contou que o plano busca atender as mais variadas demandas na Saúde oriundas dos habitantes de Tamarana, além de apresentar uma programação detalhada de quais iniciativas estão previstas para cada ano. A secretária também disse que o fortalecimento da atenção básica é uma das metas da Saúde local. "Assim como em todo o Brasil, a Saúde de Tamarana tem que se voltar muito para a atenção básica, porque, se ela estiver assistida, a busca pela média e alta complexidade diminui muito. Senão, vamos ficar enxugando gelo".

Ainda segundo a titular da pasta, o fortalecimento do Programa Saúde da Família é uma das principais estratégias para melhorar a atenção básica. "Nosso Programa Saúde da Família é bom em comparação com outros municípios, só que nós temos que deixá-lo com uma estrutura melhor", declarou Dalva.

O Plano Municipal de Saúde de Tamarana foi encaminhado para a 17ª Regional de Saúde no último mês. Ele ainda será entregue ao governo federal. A elaboração do documento não está restrita somente aos municípios, já que a lei federal 8.080/1990 prevê que os demais entes da federação (União, estados e Distrito Federal) também devem criar seus respectivos planos para que o trabalho na Saúde ocorra de forma organizada e sistemática.

Lucas Marcondes Araújo/Asimp/PMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.