Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Soluções para demandas da segurança pública do município foram tema de reuniões recentes em Tamarana. Os encontros tiveram a participação de membros do poder público municipal, autoridades e munícipes de diferentes segmentos da sociedade.

O prefeito de Tamarana, Beto Siena, abriu as portas de seu gabinete na segunda-feira (2) para intermediar uma agenda entre o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, major Nelson Villa Junior, vereadores e representantes do comércio, da indústria e do setor de serviços. O 5º Batalhão é o responsável pela atuação da PM no município.

"A gente está em sintonia com os comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O trabalho do prefeito é justamente esse, de fazer esse elo de ligação entre a sociedade civil e os órgãos de segurança", declarou Beto.

"Estamos trabalhando para tentar trazer a Patrulha Rural para Tamarana", adiantou o prefeito, que também projetou que as câmeras de segurança da área urbana devem ser reativadas no primeiro semestre de 2020.

Conforme a Secretaria municipal de Administração, esses equipamentos já receberam a manutenção que se fazia necessária e, atualmente, a prefeitura trabalha para contratar um serviço de transmissão das imagens até a unidade de monitoramento situada no destacamento da Polícia Militar na cidade.

"A Polícia Militar dispõe em Tamarana de um pelotão que já vem exercendo bem suas atividades, mas é claro que, toda vez que há uma ocorrência que faz com que as coisas saiam um pouco daquela sua tendência natural de segurança, a polícia tem que estar atenta e realizar operações", afirmou o comandante Nelson Villa Junior.

O major fez balanço positivo do encontro e disse acreditar no fortalecimento de um canal de diálogo com os moradores e seus representantes. "Com tal sinergia, nós tendemos a fazer com que toda a região de Tamarana fique mais segura. A ideia é dar prosseguimento, sistematicamente, nessas reuniões para que as ideias aflorem e que as soluções apareçam".

Reativação do Conseg

A reativação do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do município esteve entre as pautas abordadas no gabinete do prefeito e começou a se tornar realidade algumas horas mais tarde.

É porque, em uma segunda reunião no mesmo dia, desta vez na Câmara Municipal de Tamarana, definiu-se a nova composição da diretoria do Conseg e seus primeiros integrantes. Essa agenda contou com a participação de membros do poder público e cidadãos de distintos setores e organizações (alguns deles, presentes no encontro anterior). A próxima etapa da volta às atividades do conselho passa pela formalização da posse de seus dirigentes.

Durante a ocasião, ainda foram elencadas como prioritárias as ações de implantação do projeto conhecido como "Vizinho Solidário" em Tamarana e criação de um grupo no WhatsApp com intuito exclusivo de alertar as forças policiais e a comunidade sobre possíveis ocorrências criminais.

"Temos que agir antecipadamente, preventivamente, através da união de forças entre polícia e comunidade. O Conseg, nesse sentido, é um instrumento catalisador desse tipo de sinergia" destacou o major Nelson Villa Junior. "A comunidade tem uma polícia mais eficiente na medida em que presta auxílio – sempre de forma segura, evidentemente – a esta corporação", completou o oficial.

Ambas as reuniões da segunda-feira ocorreram após, na última semana, reivindicações a respeito de segurança pública serem tema de uma edição do Café com Ideias, iniciativa que a Associação Comercial e Industrial de Tamarana (Acit) deu início em outubro de 2019 para, entre outros objetivos, debater e ajudar a resolver pautas ligadas à sociedade e ao poder público local.

A comunidade pode obter mais informações sobre como participar e colaborar com o Conseg pelos telefones 9 9128-5565 e (42) 9 8815-7779. Ambos são números de WhatsApp.

Lucas Marcondes Araújo/Asimp/PMT

#JornalUnião

GRUPO PRESENTE EM REUNIÃO PARA REATIVAÇÃO DO CONSEG

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.