Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Soluções para demandas da segurança pública do município foram tema de reuniões recentes em Tamarana. Os encontros tiveram a participação de membros do poder público municipal, autoridades e munícipes de diferentes segmentos da sociedade.

O prefeito de Tamarana, Beto Siena, abriu as portas de seu gabinete na segunda-feira (2) para intermediar uma agenda entre o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, major Nelson Villa Junior, vereadores e representantes do comércio, da indústria e do setor de serviços. O 5º Batalhão é o responsável pela atuação da PM no município.

"A gente está em sintonia com os comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O trabalho do prefeito é justamente esse, de fazer esse elo de ligação entre a sociedade civil e os órgãos de segurança", declarou Beto.

"Estamos trabalhando para tentar trazer a Patrulha Rural para Tamarana", adiantou o prefeito, que também projetou que as câmeras de segurança da área urbana devem ser reativadas no primeiro semestre de 2020.

Conforme a Secretaria municipal de Administração, esses equipamentos já receberam a manutenção que se fazia necessária e, atualmente, a prefeitura trabalha para contratar um serviço de transmissão das imagens até a unidade de monitoramento situada no destacamento da Polícia Militar na cidade.

"A Polícia Militar dispõe em Tamarana de um pelotão que já vem exercendo bem suas atividades, mas é claro que, toda vez que há uma ocorrência que faz com que as coisas saiam um pouco daquela sua tendência natural de segurança, a polícia tem que estar atenta e realizar operações", afirmou o comandante Nelson Villa Junior.

O major fez balanço positivo do encontro e disse acreditar no fortalecimento de um canal de diálogo com os moradores e seus representantes. "Com tal sinergia, nós tendemos a fazer com que toda a região de Tamarana fique mais segura. A ideia é dar prosseguimento, sistematicamente, nessas reuniões para que as ideias aflorem e que as soluções apareçam".

Reativação do Conseg

A reativação do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do município esteve entre as pautas abordadas no gabinete do prefeito e começou a se tornar realidade algumas horas mais tarde.

É porque, em uma segunda reunião no mesmo dia, desta vez na Câmara Municipal de Tamarana, definiu-se a nova composição da diretoria do Conseg e seus primeiros integrantes. Essa agenda contou com a participação de membros do poder público e cidadãos de distintos setores e organizações (alguns deles, presentes no encontro anterior). A próxima etapa da volta às atividades do conselho passa pela formalização da posse de seus dirigentes.

Durante a ocasião, ainda foram elencadas como prioritárias as ações de implantação do projeto conhecido como "Vizinho Solidário" em Tamarana e criação de um grupo no WhatsApp com intuito exclusivo de alertar as forças policiais e a comunidade sobre possíveis ocorrências criminais.

"Temos que agir antecipadamente, preventivamente, através da união de forças entre polícia e comunidade. O Conseg, nesse sentido, é um instrumento catalisador desse tipo de sinergia" destacou o major Nelson Villa Junior. "A comunidade tem uma polícia mais eficiente na medida em que presta auxílio – sempre de forma segura, evidentemente – a esta corporação", completou o oficial.

Ambas as reuniões da segunda-feira ocorreram após, na última semana, reivindicações a respeito de segurança pública serem tema de uma edição do Café com Ideias, iniciativa que a Associação Comercial e Industrial de Tamarana (Acit) deu início em outubro de 2019 para, entre outros objetivos, debater e ajudar a resolver pautas ligadas à sociedade e ao poder público local.

A comunidade pode obter mais informações sobre como participar e colaborar com o Conseg pelos telefones 9 9128-5565 e (42) 9 8815-7779. Ambos são números de WhatsApp.

Lucas Marcondes Araújo/Asimp/PMT

GRUPO PRESENTE EM REUNIÃO PARA REATIVAÇÃO DO CONSEG

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios