Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Grupo formado por agentes públicos e representantes da sociedade civil de 11 municípios tem como foco o planejamento de ações para o desenvolvimento regional

Primeiro encontro presencial dos integrantes do Comitê Territorial do Vale do Paranapanema ocorreu no Polo EAD da Uninassau, em Porecatu. Crédito: Valdenice dos Santos/Prefeitura de Porecatu.

Pela primeira vez desde a sua criação, parte dos integrantes do Comitê Territorial do Vale do Paranapanema se reuniu presencialmente no início de outubro em Porecatu. O grupo, formado por agentes públicos e representantes da sociedade civil de 11 municípios, foi criado para planejar e implementar estratégias e ações que contribuam para a melhoria do ambiente de negócios na região. A iniciativa é do Sebrae/PR em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná (Codinorp).

Primeiro de Maio, Alvorada, Porecatu, Florestópolis, Miraselva, Prado Ferreira, Jaguapitã, Guaraci, Centenário do Sul, Lupionópolis e Cafeara integram o comitê fundado em setembro de 2020. No primeiro ano de trabalho, o grupo se reuniu virtualmente para incentivar as prefeituras a planejar de forma conjunta ações focadas no desenvolvimento da região. Agora, o comitê começa a desenhar o planejamento estratégico do Vale do Paranapanema baseado nos nove capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

“As ações serão propostas para execução em quatro anos, período em que os novos representantes municipais ficam nos cargos”, explica a consultora do Sebrae/PR, Cinara Tozatti. Ela conta que, além das reuniões mensais, os integrantes do comitê participaram, neste ano, de três encontros do Polo de Liderança para entender o papel das lideranças na melhoria das cidades e desenvolvimento da região. O comitê é aberto para a comunidade em geral e quem quiser participar do planejamento pode entrar em contato com o Sebrae/PR pelo telefone (43) 3274-9600.

Grupo discute a vocação para alavancar o desenvolvimento do Vale do Paranapanema. Crédito: Valdenice dos Santos/Prefeitura de Porecatu.

Para o empresário do setor da educação de Porecatu e integrante do comitê, José Luiz Gonçalves, a articulação do grupo é importante para encontrar uma vocação para a região do Vale do Paranapanema. Ele lembra que a cidade e região, por exemplo, ficou durante muitos anos dependente da geração de empregos por usinas. “Precisamos mudar essa cultura e buscar formas de desenvolver a região por meio de produtos e serviços”, afirma. Para isso, ele entende que é fundamental envolver as lideranças e trabalhar de forma conjunta.

O agente ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Jaguapitã, Adriano Damasceno Silva, concorda. “Pensando de forma conjunta, vamos contribuir para o desenvolvimento dos municípios do Vale do Paranapanema”, destaca. Ele, que também esteve no primeiro encontro presencial, enfatiza a experiência do Sebrae/PR na condução das ações e diz estar otimista com o grupo de trabalho. A instituição trabalha com essa metodologia em todo o Paraná. Atualmente, existem mais de 20 comitês em atividade.

Mercado, desburocratização, crédito, tributação, associativismo, educação empreendedora, acesso à Justiça e inovação estão entre as temáticas a serem trabalhadas, previstas na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. A partir da análise das necessidades e a realidade do território, o comitê vai articular e propor ações com o setor público e privado da região do Vale do Paranapanema.

Asimo/Sebrae/PR

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.