Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Porto de Paranaguá assumiu a liderança nacional nas exportações de carne de frango com 1,25 milhões de toneladas exportadas nos dez últimos meses. A marca supera em 14% o volume de 1,10 milhões de toneladas do produto enviadas pelos portos catarinenses de Navegantes e Itajaí.

“A ampliação do modal ferroviário trouxe uma opção mais econômica para os produtores, fazendo com que a carne fosse canalizada para Paranaguá”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. Ele se refere aos investimentos feitos desde 2011 na modernização da Ferroeste para dobrar sua capacidade de operação.

Para o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, os investimentos na modernização do terminal paranaense trouxeram maior agilidade para as operações e impulsionaram as exportações.

“A ampliação do cais do Porto e a aquisição de novos equipamentos possibilitaram um aumento de produtividade e trouxeram novas rotas de navios para Paranaguá. Além disso, temos a nosso favor todo o trabalho dos avicultores do Paraná que lideram a produção no País”, ressaltou Dividino.

As exportações de contêineres refrigerados carregados com carne de frango são feitas pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá. A TCP – empresa que administra o Terminal – possui a maior capacidade de tomadas reefer (tomadas para contêineres refrigerados) do Brasil, com 2.832 tomadas. Esta capacidade será aumentada para 3.100 tomadas reffers no início de 2016.

O diretor comercial da TCP, Juarez Moraes, disse que Paranaguá “virou o jogo para a exportação de carnes congeladas” a partir do momento que entendeu a vocação produtiva do Paraná e também do Mato Grosso do Sul.

“Para otimizar o conjunto logístico foi criado o corredor de congelados do Paraná, com participação do Governo do Estado, da Appa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em conjunto com os operadores portuários. Este projeto envolveu investimentos privados e a desburocratização do processo de exportação”, destacou Juarez Moraes.

Líder no Brasil

O Paraná lidera a produção e também é o primeiro em exportação de carne de frango. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, desde 2012 o Estado tem o título de maior exportador nacional – representa 32% da exportação de carne de frango do Brasil.

Em 2014, o volume de exportação atingiu a marca de 1,29 milhões de toneladas exportadas, enquanto o Brasil exportou 3,9 milhões de toneladas de carne de frango.

No que se refere ao abate de frangos de corte, no ano passado o Paraná atingiu 1,59 bilhão de cabeças. Em 2015, até setembro, foram abatidas 1,2 bilhão de cabeças.

O Paraná conta com 18.668 avicultores envolvidos na atividade – 41% localizados na região Noroeste, 28% no Sudoeste, 18,4% no Nordeste e 12,4% na região Sudeste do Estado. Segundo a Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), oito cooperativas são responsáveis por 37,7% da capacidade instalada de abate de frangos para corte.

Asimp/APPA

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.