Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O prefeito Johnny Lehmann autorizou na tarde desta quinta-feira 12 de março a Sanepar a executar obras de transposição de tubos que vão levar água do reservatório da empresa, localizados nos fundos da Arcol (Associação dos Funcionários da Corol) até o reservatório no centro da cidade. São 3 mil metros de rede que vão passar por áreas públicas e também pelo viaduto da PR-986. Esta obra, segundo a Sanepar, vai ampliar em 10% a produção de água em Rolândia. O poço tem capacidade para 97 mil litros/hora.

A autorização foi concedida em audiência na qual o prefeito recebeu gerentes e funcionários da Regional Nordeste da Sanepar. Estiveram no gabinete de Johnny Lehmann o gerente geral, em exercício, Wilson Sachetin Marçal, a gerente regional, Mara Lúcia Cesário Pereira Kalinowski, a coordenadora Comercial, Vânia Marissol Silva Ignotti, o coordenador de Manutenção de Rede, Ulisses Lourenço, a técnica em legalização Odete Brun e os engenheiros de Desenvolvimento Operacional André Luiz Hossaka, Rômulo Ruiz Gasparini e Andrei Garcez Barros.

Além de reivindicar o apoio da prefeitura para a obra, o pessoal da Sanepar anunciou que passará a operacionalizar o poço – há anos desativado – localizado na região do Curtume Berger. O poço, com capacidade para 30 mil litros, vai abastecer a região dos jardins Nobre e Cidade Nova e parte do distrito industrial. “Fizemos análises físico-químicas que comprovaram a potabilidade da água daquele poço”, afirma o gerente geral Wilson Marçal. “É uma iniciativa necessária porque aquela é a região que mais está crescendo em Rolândia.”

Também foi comunicado ao prefeito o término das obras de substituição da rede de distribuição do Jardim Nobre. A Sanepar implantou 2 mil metros de tubulação, de 250 mm de diâmetro, visando regularizar o abastecimento de residências e indústrias localizadas na saída para Porecatu. Com a tubulação antiga, mais fina, eram comuns as queixas de moradores sobre o abastecimento – muitas vezes faltava água nas casas.

Projetos futuros

Na audiência com o prefeito, o pessoal da Sanepar falou ainda de projetos futuros da empresa para Rolândia, como a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) no Ribeirão Três Bocas para captação de 350 litros por segundo. Apenas o projeto da obra vai custar R$ 1,6 milhão. O orçamento inicial da obra, que vai bombear água para Rolândia e Arapongas, está em R$ 56 milhões. Outro projeto visa aumentar a captação no Ribeirão Jaú em 100 metros cúbicos por hora com a construção de uma elevatória para levar água direto para a região do Jardim Santiago.

A Sanepar planeja também a construção de um reservatório de um milhão de litros na Avenida Japão. “Esta obra está na fase de carta-consulta para obtermos financiamento junto à Caixa Econômica federal”, afirma o gerente geral, Wilson Marçal.

Imprensa/Prefeitura de Rolândia 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.