Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O prefeito Beto Siena deu posse nesta sexta-feira (1º) para sete professoras aprovadas no concurso público 001/2019 – realizado pela Prefeitura de Tamarana em julho deste ano. Elas começam a trabalhar de imediato na rede municipal de ensino. Os decretos de nomeação das docentes foram publicados na edição 1.321 do Jornal Oficial do Município de Tamarana (www.tamarana.pr.gov.br/diario-oficial).

Três educadoras tiveram como destino a Escola Rural Municipal Enes Barbosa, duas foram enviadas para o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Criança Esperança e duas passam a lecionar na Escola Municipal Professora Taeko Lima Almeida.

Outras duas profissionais convocadas pediram prorrogação para serem empossadas e, por isso, irão começar a atuar em um prazo de 30 dias. "A equipe [da administração municipal] conseguiu conduzir esse concurso público e, hoje, já estamos dando posse para um pessoal da Educação. Ainda não é a quantidade ideal, mas a programação para o próximo ano é já entrar com novas contratações", adiantou Beto.

"São pessoas que chegam para somar ainda mais com a Educação. Vão ser muito bem-vindas dentro da rede de ensino e tenho certeza que, mesmo na reta final do ano letivo, vão mostrar um excelente trabalho", afirmou a secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Maisa Nakata.

Segundo o prefeito, com a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Adilson Siqueira dos Santos cada vez mais próxima, será necessário contratar mais professores. "Temos a abertura do CMEI ali no Jardim Europa, que é uma expectativa da comunidade, e também já temos uma demanda de crianças para aquele espaço", observou ele.

LRF e contratações

O prefeito pontuou que, pelo fato de o índice da folha de pagamento dos servidores do município se encontrar atualmente em 53,34% da receita corrente líquida (portanto, já dentro do limite prudencial e próximo do limite máximo de 54% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, a LRF), as primeiras contratações de aprovados pelo concurso público na área da Saúde estão previstas para 2020.

Os chamamentos na Educação, lembrou Beto, têm sido realizados porque ajudam justamente a reduzir custos com cargas suplementares executadas por educadores que já fazem parte do quadro da secretaria. Desse modo, conforme o gestor, há diminuição no percentual destinado para a folha de pagamento e o município fica mais próximo do equilíbrio fiscal que é exigido pela LRF.

Autoridades presentes

O ato de posse ocorreu no gabinete do prefeito e também contou com a presença do vice-prefeito Sérgio Nakata, da controladora do município, Cristina Seidler, e da equipe de assessoras pedagógicas da Secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes.

Lucas Marcondes Araújo/Ascom/PMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.