Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Geraldo Maurício Araújo sagrou-se campeão na categoria “Pequenos negócios no campo”, com projeto de hortas orgânicas, produção leiteira e produção de cafés especiais; resultado foi divulgado na última segunda-feira, dia 4 de abril

Pelo nono ano consecutivo, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor reconhece as boas práticas do executivo municipal em todo o País. Em 2016, a etapa paranaense contou com 22 finalistas, entre eles o prefeito de Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro do Paraná, Geraldo Maurício Araújo. Ele foi o vencedor na categoria “Pequenos negócios no campo”. O resultado foi divulgado no dia 4 de abril, em Curitiba.

O projeto de hortas orgânicas foi uma das iniciativas que rendeu a Ribeirão Claro o troféu de Prefeito Empreendedor. Segundo Geraldo Araújo, a iniciativa é mais uma ação da prefeitura que visa a fixação do homem no campo. O projeto atende cerca de 30 produtores rurais, que recebem do poder público incentivo para produzir e distribuir os produtos. “Conseguimos construir um barracão e também oferecemos para os produtores rurais apoio na logística. Os produtos são comercializados nos municípios da região e em cidades do estado de São Paulo, como Ourinhos”, conta o prefeito.

A outra ação que foi destaque em Ribeirão Claro é o projeto Balde Cheio, idealizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a prefeitura e com a Cooperidal, cujo objetivo é promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira via transferência de tecnologia. A Embrapa forneceu a tecnologia usada no projeto, enquanto a Cooperideal cedeu os técnicos que dão assistência para os pequenos produtores. O processo de implementação do projeto incluiu a formação das pastagens, além de técnicas para aumentar a produção de leite e higienização. A ideia, conforme Geraldo Araújo, é aumentar a produção com um custo menor e melhorar os pontos fracos da propriedade e do sistema de produção.

O projeto Balde Cheio possui uma metodologia inovadora e utiliza uma propriedade leiteira de cunho familiar como "sala de aula prática", com a finalidade de reciclar o conhecimento de todos os envolvidos: pesquisadores, extensionistas e produtores. O principal resultado da ação é a recuperação da autoestima e da dignidade do produtor.

Por fim, a produção de cafés especiais no município também contribui com a premiação do prefeito de Ribeirão Claro. O cooperativismo mudou a realidade dos cafeicultores do Norte Pioneiro do Paraná. Os cafeicultores de Ribeirão Claro formam um dos 12 núcleos do Projeto de Cafés Especiais, que começou em 2006, ‘puxado’ pelo Sebrae/PR e por produtores que queriam a mudança no conceito da produção. Todos os produtores trabalham em conjunto rumo a um objetivo comum: investir na cultura de cafés de qualidade, diferenciados e certificados, para melhorar a lucratividade nas lavouras e, consequentemente, a qualidade de vida dos produtores.

Geraldo Araújo recebeu a notícia sobre a primeira colocação na premiação com alegria e surpresa. “Não esperava. Minha preocupação é fazer o melhor pelo município, sem pensar em honrarias. No entanto, o reconhecimento é muito bom, principalmente para a imagem da cidade”, afirma.

Premiação

Mais do que serem reconhecidas, as boas iniciativas promovem o desenvolvimento sustentável dos municípios paranaenses, segundo o consultor do Sebrae/PR no Norte Pioneiro, Odemir Capello. “A premiação é uma forma de reconhecer essas ações empreendedoras, que melhoram o ambiente de negócios das cidades. Além disso, o prêmio é uma vitrine, que divulga boas ações do poder público que podem ser implementadas em outros locais”, afirma.

Os 22 projetos que foram selecionados como finalistas foram avaliados por uma comissão de 54 jurados (entre eles, pessoas de entidades ligadas a micro e pequenos negócios, além de representantes de instituições públicas).

Além de Geraldo Araújo, os demais premiados são: a prefeita Sirlene Pereira Ferreira Svartz, de Laranjeiras do Sul, na categoria Desburocratização e Formalização; Jones Neuri Heiden, prefeito de Entre Rios do Oeste, na categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios; José Carlos Mariussi, de Tupãssi, em Implementação e Institucionalização da Lei Geral; Luiz Goularte Alves - de Pinhais, em Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária; Luis Adalberto Lunitti Pagnussatt, de Toledo, e em Inovação e Sustentabilidade; Cesar Silvestri Filho, de Guarapuava. Já a categoria Melhor Projeto ficou com o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, destacou a premiação como uma motivação e reconhecimento aos líderes municipais empenhados no desenvolvimento da economia local, por meio do incentivo ao empreendedorismo e o apoio às micro e pequenas empresas. “Mais de 90% das empresas do Estado são de micro e pequeno porte, portanto, o desenvolvimento do Paraná é favorecido quando se trabalha em conjunto com elas. O Prêmio é uma forma encontrada pelo Sebrae para estimular o investimento nas micro e pequenas empresas como instrumento de desenvolvimento, de geração de ambiente de negócios mais justo e da preparação de empreendedores para o futuro”, analisou Tioqueta.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e presidente da FIEP, Edson Campagnolo, disse que, além de um reconhecimento de ações empreendedoras de prefeitos, o Prêmio tem o objetivo de constituir marcas referenciais para a atuação do próprio Sebrae e até dos municípios, que podem se inspirar nas boas práticas.

“Esse é o nosso Paraná de muitas oportunidades. O Prêmio é uma iniciativa que demonstra a interconexão de todo o Sistema S, cujos recursos, que não são públicos, mas advindos da folha de pagamento das empresas, são investidos em atitudes empreendedoras como essas, com alto retorno à sociedade. Essas boas práticas se tornam exemplos que levamos para outros municípios, porque acreditamos que as melhores soluções saem da experiência, não de gabinetes fechados”, ressaltou Campagnolo.

Nas oito edições anteriores do Prêmio, os representantes do Paraná levaram 16 premiações nacionais. Os vídeos com informações de todos os projetos finalistas no Paraná podem ser conferidos no www.sebraepr.com.br.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.