Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Documento reúne uma revisão de nove estudos publicados sobre temas relevantes para o desenvolvimento da cidade

O prefeito Marcelo Belinati recebeu, na manhã desta sexta-feira (17), do presidente do Fórum Desenvolve Londrina, Ary Sudan, o último estudo desenvolvido pelo Fórum, publicado no final de 2016. O documento reúne uma revisão dos nove estudos publicados, sobre temas relevantes para o desenvolvimento de Londrina, realizado ao longo de 10 anos de existência. O encontro também contou com a presença do vice-prefeito, João Mendonça, do secretariado municipal e de diversas entidades que compõem o Fórum.

O estudo avaliou o que tramitou, as ações que foram implementadas, pelas mais diversas entidades públicas e privadas, aquelas que não saíram do papel e principalmente as propostas que ainda são fundamentais para o Município. Também se abriu espaço para propor novas soluções que pudessem contribuir para melhoria dos indicadores de cada tema e, por consequência, para o desenvolvimento de Londrina.

O prefeito Marcelo ressaltou que o Fórum Desenvolve Londrina realiza um trabalho de excelência, há vários anos, baseado em indicares e dados estatísticos. “Cabe à prefeitura trabalhar em conjunto com a sociedade e implementar estas transformações”, frisou.

Para o prefeito, a participação da sociedade no desenvolvimento da cidade é importantíssima. “Este é o modelo de gestão que estamos implementando, uma gestão compartilhada, porque o prefeito não é dono da verdade. Nós temos que buscar, junto à sociedade, os caminhos para que Londrina volte a crescer e a se desenvolver, pois juntos somos muito mais fortes”, destacou.

O presidente do Fórum, Ary Sudan, explicou que um dos motivos que levou o grupo a trabalhar, em 2016, com os nove temas anteriores, foi para que a nova administração pudesse ter uma quantidade razoável de propostas em todas as áreas. Os temas abordados nestes anos foram: Ensino Fundamental; Desenvolvimento Empresarial; Mobilidade Humana; Terceiro Setor; O Adolescente em Conflito com a Lei; a Saúde em Londrina; Resíduos Sólidos; Industrialização de Londrina e Gestão Pública.

Durante o encontro, o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Nado Ribeirete, lembrou que a prefeitura, desde o início desta gestão, instituiu uma Comissão, que conta com diversos representantes da secretarias e órgãos municipais, para analisar todos os processos da prefeitura. Segundo ele, a primeira fase dos trabalhos encerra hoje (17) e já há resultados que serão apresentados ao prefeito.

Nado explicou que esta comissão conta com auxílio do Sebrae. “Todas as sextas-feiras a equipe se reúne, a tarde toda, no Sebrae para discutir e avaliar as propostas”, disse. Ele informou ainda que a comissão está analisando todos os processo da Prefeitura, levantando os problemas existentes e apontando soluções. “Os problemas vão desde a emissão de uma certidão, até coisas mais complexas. Muitos destes casos estão relacionados a leis antigas, que hoje não estão mais adequadas à situação de Londrina, e outros com relação aos procedimentos”, contou.

Segundo Nado, a comissão será permanente, pois há outros assuntos que, embora não sejam muito urgentes, são de grande importância e precisam ser analisados. “Temos que analisar diversas questões relacionadas à revisão do Plano Diretor, que já está instituído. As comissões já estão sendo comunicadas, pois temos até novembro para entregar esta revisão”, informou.

Sobre o Fórum – Criado em 2005, o Fórum Permanente de Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável de Londrina – Fórum Desenvolve Londrina, é o resultado da união de entidades e cidadãos, com o objetivo de analisar soluções comunitárias, refletindo a crença compartilhada na importância da participação da população para edificar uma sociedade mais justa e humana.

A estratégia é estimular a participação da população do Município na discussão e solução dos problemas da comunidade, sempre buscando um ambiente de parceria e cooperação. Atualmente, participam do Fórum 37 entidades, com 50 membros.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.