Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em reunião ocorrida ontem, 9, na Assembleia Legislativa, mais de 100 prefeitos e prefeitas discutiram com deputados alterações na Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado que consideram necessárias para que não sejam cometidos excessos nas sanções aplicadas pelo TCE aos municípios e gestores nas prestações de contas das prefeituras. A reunião foi convocada pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

Luiz Sorvos, presidente da AMP, apresentou um anteprojeto de lei elaborado em conjunto pela Associação e a Assembleia Legislativa com sugestões para modificar o atual sistema de prestação de contas junto ao TCE. O documento foi recebido pelo presidente da Alep, deputado Valdir Rossoni, que marcou um novo encontro para o dia 4 de agosto entre os líderes de partidos e presidentes das associações de municípios.

Ficou combinado que, depois, o documento será apresentado ao presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Artagão de Mattos Leão. Rossoni quer que o projeto seja até o dia 15 de agosto. “Conversei com o presidente Artagão e ele está disposto a dialogar e encontrar uma saída. Podemos chegar a um entendimento com o TC, mas está claro que a lei precisa ser alterada - disso não temos mais dúvidas”, disse Rossoni. “Todos somos favoráveis à fiscalização, mas é preciso estabelecer critérios para isso. O que se deseja é que ela seja feita de forma transparente e que facilite o direito de ampla defesa dos prefeitos.”

Critérios

Segundo o presidente da AMP, Luiz Sorvos, o que se pede é que os municípios tenham condições de fazer a prestação de contas com mais clareza. “Não estamos pedindo afrouxamento do controle das contas. Queremos critérios previsíveis e factíveis para uma boa prestação de contas, para que não se dependa dos jeitinhos que tanto nos constrangem.”

Sorvos lembrou as constantes multas aplicadas pelo TCE aos gestores municipais e citou casos em que um prefeito recebeu mais de 200 multas por ter contratado profissionais de saúde sem que um concurso fosse realizado.

Mudanças

Entre as mudanças propostas está a emissão da certidão liberatória quando da apresentação da prestação de contas anual dos municípios e a limitação de emissão de normatizações por parte do TCE. Estabelece ainda que, quando uma nova norma for emitida, esta tenha validade para o exercício seguinte, para não confundir na hora de se realizar a prestação de contas.

- Recebi 262 multas e a conta chegou R$ 748 mil. O motivo foi a contratação de profissionais de saúde para o pronto atendimento 24 horas. Eu não conseguia contratar médicos para o município porque um promotor da comarca me impedia de fazer concurso. Não tínhamos outra solução a não ser contratar como autônomo porque a população precisava de atendimento. (Hilário Andraschko,o prefeito de Palmas)

- Se o sistema de controle do Tribunal de Contas não mudar, quem vai sair perdendo é a população pois muitas pessoas deixarão de se candidatar. Vão acabar as lideranças nos municípios. Quem tiver juízo não entrará na política e o prejuízo é da comunidade. O TC ao invés de ter uma estrutura de acompanhamento e fiscalização, criou uma estrutura de penalização dos administradores. O  Tribunal está usurpando o direito dos Executivos municipais e da Assembleia Legislativa de exercerem suas funções por criar normas a todo instante. O Tribunal está legislando através do Regimento Interno, sem que tenha autonomia e competência para isso. Aí comete esses absurdos. O Tribunal tem que legislar internamente e está legislando externamente. Não queremos tirar autonomia do TC, queremos por limites para que possamos ter uma convivência harmoniosa e produtiva para a sociedade.” (José Maria Ferreira, prefeito de Ibiporã)

- Nós, prefeitos, estamos sendo vítimas de um exagero. Recebi uma quantidade enorme de multas. Falta bom senso na análise das questões por parte do Tribunal. Não tem logica. O Tribunal deve existir para nos orientar a fazer a coisa certa. Se houvesse bom senso e uma legislação diferenciada a coisa seria diferente. (Paulo Mac Donald Ghisi, ex-prefeito de Foz do Iguaçu).

Sonia Maschke/Asimp/ALP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.