Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Solicitação será feita ao ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, nesta sexta-feira (21)

O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, acompanhado de outros prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), irá se reunir, nesta sexta-feira (21), com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, em Curitiba. O grupo vai reivindicar a inclusão de municípios da região metropolitana de Londrina na rota da Ferrovia Norte-Sul, conectando-os com as regiões noroeste, centro-oeste e sudoeste do Paraná. Com isso, haveria um grande eixo de ligação da grande produção agropecuária do estado com o restante do País.

Para Kireeff, a ferrovia Norte-Sul representa um grande diferencial competitivo, pois trata-se de uma infraestrutura que pode ser determinante no futuro do desenvolvimento da região. “O entendimento entre os representantes do norte do estado é de que essa ferrovia não pode deixar de passar pela nossa região. Quanto mais caro for o frete, menos empresas estarão dispostas a investir e se instalar por aqui”, pontuou. “Fazemos questão absoluta de participar deste que certamente será um eixo de desenvolvimento humano e econômico em médio a longo prazo”, complementou.

Ainda segundo o prefeito de Londrina, um dos argumentos a serem utilizados na reunião com o ministro é que o norte do Paraná é uma região extremamente produtiva e com representatividade relevante no cenário nacional. “Temos levantamentos econômicos da nossa produção, do impacto que a não inclusão da nossa região irá causar à população, e também da nossa representatividade do Produto Interno Bruto (PIB) ”, disse.

O projeto

Em 2013, houve uma modificação no traçado da ferrovia, que não incorporou a região de Londrina. Atualmente, a previsão é de que a Ferrovia Norte-Sul viria do Estado de São Paulo passando por Mato Grosso do Sul e entrando no Paraná por Guaíra e Cascavel.

NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.