Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura de Londrina realiza nesta quinta-feira (30), às 14 horas, no Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), um encontro com a comunidade rural para iniciar a discussão e preparação de um projeto de pavimentação das estradas rurais do Município, atendendo a reivindicações da própria população dos distritos rurais. O objetivo é apresentar uma ideia de programa que tem como finalidade promover a qualificação da acessibilidade dos moradores e produtores da região por meio da pavimentação das vias. A reunião irá ocorrer no auditório Dalton Fonseca Paranaguá, na sede do Iapar, localizada na Rodovia Celso Garcia Cid, km 375.

O evento é uma iniciativa viabilizada por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), em articulação com a Câmara Municipal de Londrina e parceria com o deputado estadual José Carlos Schiavinato. A coordenação do encontro será feita pelo vice-prefeito de Londrina e atual secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, João Mendonça da Silva. Participam lideranças comunitárias e dos distritos do Município, diversas secretarias e órgãos municipais, além de vereadores e representantes de entidades e instituições relacionadas ao segmento rural, entre elas o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de Londrina.

Na reunião será apresentado como modelo à comunidade um projeto de gestão de pavimentação asfáltica que foi implantado com sucesso na cidade de Toledo, na região oeste do Estado, denominado Programa de Estradas Rurais de Toledo. O deputado José Carlos Shiavinato, que foi prefeito daquele município por dois mandatos seguidos, de 2005 a 2012, irá discorrer sobre o programa, que possibilitou à cidade atingir cerca de 90% de pavimentação das estradas rurais. Durante a sua gestão, foram executados 220 quilômetros de pavimentação rural.

João Mendonça informou que a intenção do evento é dialogar com a comunidade, que vem pedindo melhorias nas estradas rurais, e apresentar possíveis soluções que sejam implementadas para trazer mais qualidade de vida aos moradores dessas áreas. Atualmente, Londrina possui cerca de 900 quilômetros de estradas rurais.

De acordo com Mendonça, o Município está avaliando projetos bem-sucedidos e modelos de organização que possam ser adaptados à realidade de Londrina e aplicados com eficácia. Essa categoria de programa realizado em Toledo propõe uma parceria entre o município, que regulamenta o serviço e executa as obras através de financiamento e contrapartida, e a comunidade, que também participa com parte do custeio do projeto. “Queremos conscientizar a população, mostrando os resultados positivos alcançados com esse modelo e a importância da participação da comunidade para a melhoria e acesso aos serviços públicos de saúde, educação, segurança, lazer e turismo. Isso vai proporcionar mais qualidade de vida aos moradores e valorizar a zona rural, fortalecendo o desenvolvimento de Londrina como um todo”, ressaltou.

Programa - Em fevereiro de 2017, João Mendonça esteve em Toledo para conhecer mais sobre a experiência, que está servindo de referência para o município de Londrina. O projeto prevê o envolvimento da comunidade no custeio de parte dos recursos. Dessa forma, os moradores são organizados e mobilizados para a viabilização de recursos.

Para o encontro desta quinta-feira (30), também está prevista a participação dos vereadores Mario Takahashi, presidente da Câmara Municipal, Pericles Deliberador e Jamil Janene.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.