Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Transtornos no Jardim Água Verde, como os que ocorreram no dia 4, quando o excesso de água da chuva invadiu muitas casas, derrubando inclusive alguns muros, estão próximos de terem um solução definitiva. A prefeitura de Rolândia espera finalizar na semana que vem um acordo com a loteadora que realizou as obras de infraestrutura no local para que, em conjunto, seja construída uma galeria de águas pluviais. A obra tornaria desnecessário o reservatório que transbordou com as chuvas torrenciais no primeiro domingo do ano.

Pelo acordo, a loteadora vai arcar com os custos da mão de obra da construção de galerias. Em contrapartida, a prefeitura bancará os materiais necessários para a obra. A estimativa é de que o município vá investir perto de R$ 600 mil. “A medida atende o interesse público porque vai resolver definitivamente o problema”, afirma o procurador jurídico da prefeitura, Jeferson Matias. “e o valor a ser investido é quase nove vezes menor do que o anunciando anteriormente pelo governo interino, de R$ 5 milhões”, ele acrescenta.

O projeto para construção das galerias pluviais está sendo finalizado pela Secretaria Municipal de Planejamento. O engenheiro Cláudio Metzger diz que serão implantados 700 metros de emissários que vão levar a água de chuva até o córrego Pirapora e, dali, para o ribeirão Barra Grande, afluente do ribeirão Vermelho. Segundo ele, serão três linhas de tubos do jardim até o córrego. “Serão utilizados cerca de 2.100 tubos, cada um com diâmetro de 1,20 metro”, afirma Metzger. “Esse sistema vai substituir a antiga lagoa.”

Medida paliativa

O acordo com a loteadora começou a ser “costurado” na semana passada, quando o prefeito Johnny Lehmann reuniu moradores e lideranças comunitárias do Jardim Água Verde, com a presença também de vereadores, para anunciar as primeiras medidas no sentido de evitar que eventuais novas chuvas fortes, neste período de verão, voltem a prejudicar os moradores. A Secretaria de Infraestrutura abriu uma vala para ajudar a escoar a água e evitar nova enchente. Nesta sexta-feira, 16 de janeiro, operários municipais realizaram trabalhos de limpeza no local.

NC/PMR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.