Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com a finalidade de garantir o acesso nas estradas rurais de Londrina, os secretários municipais de Governo, Marcelo Canhada, Obras e Agricultura e Abastecimento, Fernando Tunouti, reuniram-se na tarde desta sexta-feira para traçar uma operação emergencial nos distritos da cidade. Participaram do encontro técnicos e diretores das secretarias municipais, além do vereador Péricles Deliberador.

Segundo Canhada, o encontro foi realizado a pedido do prefeito Marcelo Belinati, preocupado com as condições e o acesso dentro dos distritos de Londrina. “Nós estamos na iminência da volta às aulas, e também no escoamento da safra. E a nova gestão encontrou as estradas rurais em estado de precariedade absoluta. Então nos reunimos aqui para estudar e colocar em prática uma operação emergencial, para garantir que toda criança que mora na estrada rural possa chegar em sua escola, e que a produção dos nossos agricultores possa ser transportada de forma adequada”, explicou.

O secretário municipal de Governo adiantou que algumas determinações já foram estipuladas durante a reunião, como o conserto de maquinário da Prefeitura. “Vamos, emergencialmente, autorizar o conserto de máquinas que estavam paradas, aguardando manutenção desde a metade do ano passado. Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) vai deslocar uma equipe da zona urbana para reforçar as equipes da Agricultura e Abastecimento. E autorizar, de forma extraordinária, a realização de horas extras para que, nos pontos mais críticos, possamos deixar as estradas de forma adequada”, destacou.

Tunouti afirmou que os servidores e técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) irão elencar os pontos críticos nos distritos, com maior dificuldade de acesso. “Pretendemos atender e liberar na semana que vem esses trechos pontuais, em um trabalho emergencial. Depois, vamos nos reunir novamente para montar um planejamento para o ano todo, com o objetivo de garantir o acesso à área rural o ano inteiro, e evitando esse tipo de situação futuramente”, ressaltou o secretário.

Segundo o vereador Péricles Deliberador, convidado a participar da reunião, as dificuldades nas estradas rurais são um problema de longa data. Porém, ele considerou o encontro na Prefeitura muito produtivo. “Foi um início importante para que a gente consiga dar continuidade aos serviços de transporte na área rural. É uma luta muito árdua, muito difícil, mas agora estamos em uma nova etapa para a cidade de Londrina, e tenho certeza que nós venceremos essa dificuldade”, garantiu.

Representando a Diretoria de Desenvolvimento Rural da SMAA, o engenheiro agrônomo Guilherme Casanova Junior explicou que as dificuldades econômicas enfrentadas pelo Município trazem dificuldade ao trabalho de recuperação das estradas rurais. “Isso impede o conserto e manutenção dos equipamentos, e também dificulta prestarmos um bom serviço nas estradas, por onde passa o transporte coletivo, escolar e de outros áreas. Mas a ação conjunta de diversos setores do Município para tentar resolver o problema é muito importante. Com isso, cada um faz a sua parte, para juntos alcançarmos o resultado esperado”, disse.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.