Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A produção da indústria do Paraná avançou 0,3% na passagem de abril para maio de 2015. Na média nacional a evolução foi de 0,6%, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (09). Com esse resultado, o Estado mostrou a segunda taxa positiva consecutiva neste indicador, acumulando aumento de 1,8%.

Entre os quatorze locais pesquisados no País, nove apresentaram aumento no ritmo da produção industrial. No Paraná, os ramos que influenciaram positivamente no índice geral foram produtos químicos, borracha e material plástico, derivados de petróleo, minerais não-metálicos e produtos alimentícios.

Automotivo

Em maio de 2015, em relação a maio de 2014, o setor industrial paranaense apontou recuo de 10,1%. No Brasil, a retração foi de 8,8%, com queda na produção industrial em treze dos quinze locais pesquisados.

Os setores que afetaram negativamente o desempenho da indústria no Paraná foram fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (-42,6%), impulsionado pela menor produção de caminhão-trator para reboques e semireboques, caminhões, automóveis e reboques e semirreboques.

“O impacto das condições macroeconômicas tem afetado mais intensamente nos resultados do setor automotivo, que possui significativa participação na estrutura industrial do Paraná, causando forte retração das vendas internas e externas e aumentando os estoques nas fábricas e revendas”, afirma o economista Francisco José Gouveia de Castro, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

Também interferiu no resultado a fabricação de produtos minerais não-metálicos (-18%), pressionado pela menor produção de blocos e tijolos para construção, cimentos “Portland” e artigos de fibrocimento. Houve influência, ainda, na produção de móveis (-16%), com menor produção de armários de madeira para uso residencial (exceto embutidos ou modulados), móveis diversos de metal para escritório, poltronas e sofás de madeira (exceto para escritório) e assentos e cadeiras de madeira (exceto para escritório).

Máquinas e equipamentos

Também houve queda na produção de máquinas e equipamentos (-7,3%), explicado pela queda na fabricação de tratores agrícolas, máquinas para a indústria de panificação ou pastelaria e máquinas e aparelhos para projetar ou pulverizar para uso agrícola. Houve declínio, também, na fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-6,8%), pressionado pela diminuição na produção de óleos combustíveis, gasolina automotiva e asfalto de petróleo.

Crescimento

Em sentido oposto, exerceram as influências mais positivas sobre o total da indústria paranaense os setores de celulose, papel e produtos de papel (16,3%) e produtos de madeira (10,1%), impulsionados pelo aumento na produção de caixas ou outras cartonagens dobráveis de papel-cartão e cartolina e de madeira densificada (MDF), painéis de fibras de madeira e madeira serrada, aplainada ou polida.
Acumulado no ano

No índice acumulado de janeiro-maio de 2015, a indústria do Paraná desacelerou 8,8% em relaçao a igual período do ano anterior. No Brasil a redução foi de 6,9%.
Dos treze setores pesquisados, sete diminuíram a produção no Estado, puxados por fabricação de veículos automotivos (-36,3%), fabricação de produtos de minerais não-metálicos (-17,7%), produtos de borracha e de material plástico (-8,3%), fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (-7,8%), e fabricação de móveis (-7,3%).
Doze meses

No índice acumulado nos últimos doze meses, terminado em maio de 2015, a indústria do Paraná desacelerou 8%, contra uma retração de 5,3% na produção nacional. Os setores que afetaram negativamente o desempenho do Estado foram fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (-31,3%), fabricação de máquinas e equipamentos (-10,2%), produtos minerais não-metálicos (-9,3%), produtos de borracha e plástico (-7,9%), fabricação de móveis (-7,5%), e fabricação de produtos alimentícios (-4,9%).

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.