Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em junho, a produção da indústria do Paraná avançou 6%, em relação ao mesmo mês do ano anterior, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal Regional - Produção Física, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média nacional houve queda de 3,2%, com retração em sete dos quinze locais pesquisados.

Os setores que afetaram positivamente o desempenho da indústria no Paraná foram fabricação de produtos de borracha e de material plástico (17%), por causa da maior produção de câmaras-de-ar usadas em ônibus e caminhões; e fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (13,7%), devido à maior produção de refrigeradores ou congeladores, fogões de cozinha, cabos coaxiais e baterias para veículos.

Também interferiu no resultado o avanço na fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (13,6%). Houve ainda a influência na fabricação de produtos alimentícios (13,2%) - bombons e chocolates em barras contendo cacau, açúcar cristal, carnes e miudezas de aves congeladas, rações e outras preparações utilizadas na alimentação de animais e açúcar VHP.

Houve ainda crescimento na fabricação de celulose, papel e produtos de papel (12,3%), explicado pelo avanço na produção de caixas ou outras cartonagens dobráveis de papel-cartão ou cartolina.

Em sentido oposto, o principal impacto negativo veio do setor de produtos minerais não-metálicos (-18,8%), pressionado, principalmente, pela queda na produção de blocos e tijolos para construção, cimentos Portland e misturas betuminosas fabricadas com asfalto ou betumes.

De maio para junho

Na passagem de maio para junho deste ano, a produção industrial do Paraná fechou com alta de 0,8%. No Brasil, a queda foi de 0,3%

Com o resultado, o Paraná tem a segunda taxa positiva consecutiva na produção industrial neste ano.

Entre os 14 locais pesquisados no País, seis aumentaram o ritmo da produção industrial. Os ramos que influenciaram positivamente no índice do Paraná foram fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias; de produtos alimentícios e de celulose; papel e produtos de papel.

Acumulado

No índice acumulado para os seis primeiros meses de 2015, a indústria do Paraná desacelerou 6,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A redução nacional foi de 6,3%.

Dos treze setores pesquisados, seis diminuíram a produção, puxados por fabricação de veículos automotivos (-30,8%); de produtos de minerais não-metálicos (-17,9%); de móveis (-7,6%), de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (-6,3%); e produtos de borracha e de material plástico (-4,7%).

No índice acumulado nos últimos doze meses, terminado em junho de 2015, a indústria do Paraná desacelerou 6,4%, versus retração de 5% na produção nacional.

Os setores que afetaram negativamente o desempenho do Estado foram fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (-27,6%), %), de produtos minerais não-metálicos (-11,1%), de máquinas e equipamentos (-8,3), de móveis (-6,5%), e de produtos alimentícios ( -3,6%).

Retração

O impacto das condições macroeconômicas tem afetado intensamente a estrutura industrial do Paraná, causando retração das vendas internas, aumentando os estoques nas fábricas e revendas dos principais segmentos.

Como consequência, grandes empreendimentos adotam medidas de corte de produção, suspensão temporária de contratos de trabalho, férias coletivas e programas de demissão voluntária (PDV).

Porém, o setor agroindustrial paranaense, mais especificamente da produção de produtos alimentícios, tem registrado significativa recuperação. Tal recuperação pode ser atribuída às boas condições do mercado internacional e ao aumento na produção de grãos.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.