Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“O Paraná está bem à frente dos demais estados brasileiros na questão das energias renováveis. É o único estado a se aproximar do que vem sendo feito pelo governo federal, graças à disponibilidade do governo estadual de investir no setor. Fiquei muito bem impressionado com o que vi aqui”. O comentário é de Claudio Lima, consultor do Programa de Redes Elétricas Inteligentes - Smart Grid do Governo Federal, convidado a participar e a proferir palestra na reunião de constituição do Comitê Gestor do Smart Energy Paraná, realizada em Curitiba.

“O Brasil já está se preparando para problemas com geração de energia a partir de 2015 e precisamos educar que energia não é mais abundante como em outros tempos. A sociedade tem de mudar seus conceitos. Estados Unidos e Japão já sabem disso e temos de aprender com eles. E esse é o momento ideal para planejar, para que no ano que vem seja possível executar. E o Paraná mostra-se como um modelo de referência no Brasil, saindo com vantagem em relação às demais unidades da nação” – completou Lima.
 
A reunião foi realizada no Palácio Iguaçu e coordenada pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) João Carlos Gomes, que ressaltou a importância da iniciativa do governo estadual. “Estamos no caminho certo, enfatizando a discussão em torno das políticas de utilização das energias renováveis e com isso o Paraná deve se tornar competitivo na esfera internacional. Graças ao interesse do governador Beto Richa em avançar nessas áreas, o estado sai na frente na discussão e na prática de energias renováveis e redes inteligentes” – disse Gomes.
 
O Comitê Gestor é constituído por representantes do governo, do setor empresaria e da academia e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) foi designado para a governança do novo programa, por já possuir projetos institucionais em curso na área. O instituto ocupa a Secretaria Executiva do comitê. “O Plano de Ação que apresentamos vai até 2020 e já saímos do discurso para a realidade, à frente dos demais estados brasileiros. O país está muito atrasado nessa área e precisamos acelerar o passo para que não venhamos a ter dificuldades em futuro breve. Por isso estamos fazendo a nossa parte e ficamos muito satisfeitos pelos elogios que recebemos de um especialista no tema” – comentou Júlio Felix, diretor-presidente do Tecpar.
 
“O tema é tão importante que sugeri ao governador Beto Richa a criação de uma secretaria especial para tratar da energia. Ele me disse não ser possível agora, mas que é compromisso para o próximo mandato. Mas determinou a imediata reativação do comitê, que havia sido regulamentado na gestão de seu pai, José Richa, e nunca havia sido implantado de fato” - completou Felix.
 
Conferência Internacional de Energias Inteligentes
 
Para permitir ainda maior conhecimento e ações mais aprofundadas na demanda por conhecimento tecnológico e socioeconômico em Geração Distribuída e Smart Grid, a SETI e o Tecpar promoverão no mês que vem a promovem a Conferência Internacional de Energias Inteligentes, com o objetivo de materializar um ambiente favorável à discussão das tendências tecnológicas mundiais sobre o tema Smart Energy.
 
Marcada para acontecer em Curitiba, entre 7 e 9 de maio, a conferência está estruturada em painéis técnicos, mesas redondas para discussão de temas estratégicos e estruturantes e apresentações de soluções tecnológicas. Os painéis técnicos serão apresentados por especialistas com destacada atuação na área de Smart Energy, que apresentarão as tendências técnicas e tecnológicas no contexto atual.
 
As mesas redondas serão compostas por técnicos e gestores oriundos da iniciativa privada e da esfera governamental, para discutir e harmonizar os entendimentos das tendências e definições necessárias para a maximização da velocidade de desenvolvimento do setor.
 
Para os interessados em participar do evento, a Conferência Internacional de Energias Inteligentes dispõe de todas as informações necessárias no site criado especialmente para a ocasião, no endereço www.smartenergy.org.br.
 
Projeto Smart Energy Paraná
 
O Projeto Smart Energy Paraná foi criado oficialmente por meio do Decreto 8.842, assinado pelo governador Beto Richa e publicado no dia 4 de setembro de 2013. Tem como finalidade atender à necessidade do Estado do Paraná de concentrar esforços conducentes à organização e centralização de ações de curto, médio e longo prazos em geração distribuída por fontes renováveis e sua conexão a redes inteligentes, criando instrumentos que possibilitem às instituições públicas, instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICT) e instituições empresariais e empresas a adotarem estratégia comum. Além disso, pretende desenvolver competências locais neste tema e sensibilizar e educar a sociedade na utilização dessas novas tecnologias.
 
Vinculado ao Programa Paraná Inovador, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), à qual o Tecpar é vinculado, o Projeto Smart Energy Paraná tem como meta final consolidar a competência do Estado do Paraná em geração distribuída, por fontes de energias renováveis conectada a redes inteligentes.
 
Asimp/Tecpar
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.