Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) o Projeto de Lei 9/2016, de autoria do deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), que cria a Política Estadual de Combate à Dengue, ao vírus Zika e a febre Chikungunya no Paraná – enfermidades que vem tirando o sono das autoridades sanitárias do país e do mundo. O principal ponto da proposta é a previsão de multa para pessoas físicas e jurídicas que não adotarem as medidas necessárias para evitar a proliferação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

A multa, segundo o texto do projeto, recairá sobre proprietários ou possuidores de imóveis públicos e particulares reincidentes na falta dos cuidados de prevenção, ou que impedirem o acesso ao imóvel para averiguação das autoridades sanitárias. Caso seja encontrado um foco de proliferação do mosquito, o proprietário é primeiramente notificado a realizar a limpeza dos locais que apresentarem riscos. Em caso de descumprimento a multa será aplicada, o valor estipulado é de R$ 2.500,00 por metros quadrado da área afetada.

“A responsabilidade pelo combate ao mosquito é de toda a sociedade, ou seja, ela é compartilhada entre o Poder Público e a população em geral. No entanto, quando há um grande problema de saúde, como estamos presenciando, esta responsabilidade é exclusiva do Estado. Queremos que a população em geral se sinta responsável e os agentes públicos possam executar plenamente seu trabalho no combate ao mosquito”, justifica Rasca no projeto.

O projeto define ainda que o Poder Público, por meio de seus agentes, poderá ingressar nos bens imóveis que apresentarem risco potencial, com a finalidade de avaliá-los e, se for o caso, promover a dedetização ou determinar que o proprietário/possuidor realize a limpeza ou a ação de combate mais adequada. Já o proprietário/possuidor que tiver seu imóvel com criadouros deverá executar as limpezas em 48 horas a partir da notificação.

O projeto será avaliado, num primeiro momento, pelas comissões temáticas da ALEP – e caso seja aprovado – irá para votação em plenário.

No Paraná

De acordo com o último informe da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado na quarta-feira (10), são 4.806 casos de dengue confirmados (sendo 586 contraídos fora do estado), 25 casos de zika vírus (11 importados) e 11 casos de febre chikungunya.

Adriano Rima/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.