Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A pedido da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) iniciou, no último domingo (14), a aferição dos radares e aparelhos de monitoramento de avanço de sinal e parada sobre a faixa instalados em Londrina. A verificação, que tem validade de um ano, deve ser finalizada até sexta-feira (19). Até lá, os equipamentos posicionados nos 18 pontos da área urbana do Município serão checados de modo a garantir o correto funcionamento dos dispositivos e a fidelidade dos dados captados.

De acordo com o diretor de Trânsito da companhia, Hemerson Pacheco, a solicitação da CMTU ao Ipem atende a uma previsão legal de que, anualmente, os aparelhos de fiscalização eletrônica passem por uma série de exames que atestem o seu bom funcionamento. “A companhia tem total interesse nesse procedimento, já que os testes são feitos por um órgão independente, isento e imparcial. Ou seja, os resultados apontados dão credibilidade às informações captadas.”

O diretor conta que parte dos motoristas autuados por excesso de velocidade apresentam recurso contra a multa, mesmo tendo conhecimento de que a autuação foi emitida mediante fiscalização eletrônica. “Até agora, nenhum dos  dispositivos aferidos pelo Ipem apresentou quaisquer irregularidades. Então, a chance de que o condutor não desenvolvia a velocidade indicada pelo radar no momento em que passava pela área monitorada é quase nula. Ocorre que, muitas vezes, a largura e a calibragem dos pneus do veículo influenciam no que é mostrado no velocímetro. Isto é, o automóvel pode marcar velocidade compatível com a via mas, na verdade, o carro está correndo bem mais”, explica Pacheco.

Autuações - Entre janeiro e abril, os radares fixos e móveis, mais os aparelhos que monitoram o avanço de sinal vermelho e a parada sobre a faixa de pedestres, registrou um total de 35.757 infrações. Ultrapassar o limite de velocidade da via em até 20% teve 22.310 registros. Em 2016, a quantidade de autuações emitidas por meio de fiscalização eletrônica ficou em 110.763.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.