Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura de Tamarana publicou no sábado (25) o decreto municipal 073/2020. Ele autoriza – de forma controlada – a reabertura de uma série de estabelecimentos do município para o atendimento presencial ao público. Os segmentos estavam fechados desde 23 de março – entretanto, com permissão para fazer negócios no sistema de delivery.

Elaborada conjuntamente pelo Executivo local e a Associação Comercial e Industrial de Tamarana (Acit) ao longo dos últimos dias, o documento lista várias regras que empresários, cidadãos e lideranças em geral devem cumprir. O novo decreto (https://bit.ly/comovoltarcomseguranca) consta na edição 1.399 do Jornal Oficial do Município de Tamarana.

Entre as normas, está autorizada a reabertura das lojas a partir desta segunda-feira (27). De segunda a sexta-feira, o horário de atendimento será das 9h às 16h. Aos sábados, das 9h às 12h.

Além disso, logo na entrada do imóvel, precisa ser informado por meio de cartaz ou placa o número máximo de público permitido no local. O cálculo leva em conta dois metros quadrados de área de livre circulação por pessoa.

Já as atividades que se estendem para a noite (por exemplo, bares, lanchonetes, restaurantes e similares) podem receber fregueses até as 22h. Porém, com restrições: uma delas é operar com 50% da capacidade para o atendimento presencial.

As igrejas e demais instituições religiosas podem reiniciar suas atividades – contudo, neste primeiro momento, limitadas a no máximo 30% de sua capacidade.

Continua suspenso por mais 15 dias (a contar de 27 de abril) o funcionamento de academias, casas noturnas, boates e festividades em geral que promovam a aglomeração de pessoas.

Todos que frequentarem estabelecimentos públicos e privados de Tamarana devem usar máscara que cubra o nariz e a boca. Essa medida também terá início na segunda-feira. A nota informativa 03/2020, do Ministério da Saúde (https://bit.ly/saibafazersuamascara), traz explicações sobre a confecção de máscaras caseiras.

A higienização das mãos precisa ser constante, preferencialmente através da lavagem com água corrente e sabão. O decreto 073/2020, inclusive, estabelece que as empresas devem providenciar álcool gel para todos seus frequentadores, além de executar rotinas frequentes e rigorosas de desinfecção do ambiente.

Também a partir de segunda-feira, os órgãos públicos municipais retomam o expediente regular. Todos os servidores têm de usar máscara. As aulas, por sua vez, seguem paralisadas. Desde a última semana, os estudantes da rede de ensino do município contam com conteúdo escolar para fazer em casa.

Profissionais da Secretaria municipal de Saúde visitarão estabelecimentos do município já na segunda-feira. O objetivo é reforçar o recado quanto ao cumprimento das normas. Além disso, as equipes começarão a entregar os atestados a quem participou das reuniões de capacitação realizadas pela pasta na quinta-feira (23).

Sem casos de Covid-19

De acordo com dados de sexta-feira (24) da Secretaria municipal de Saúde, não há casos confirmados do novo coronavírus em Tamarana. Se isso ocorrer, autorizações do atual decreto podem ser revogadas. Desde 20 de março, foram 21 notificações de casos suspeitos. Dois deles, mais delicados, passaram por exames laboratoriais, mas não houve confirmação.

Ao todo, nesse período, 103 pacientes com sintomas respiratórios diversos foram atendidos no ambulatório específico para essas demandas que a Saúde criou na entrada à esquerda do acesso principal do Hospital Municipal São Francisco. Desse grupo de usuários, 74 já saíram do estágio de isolamento domiciliar, que é necessário mesmo para quadros de suspeita de doença.

NCPMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.