Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A receita nominal do setor de serviços avançou 7,8% no Paraná em janeiro de 2014, em relação ao mesmo mês de 2013. O resultado foi puxado pelos serviços prestados às famílias (10,7%); serviços de transportes e correio (10,1%); serviços de informação e comunicação (5,6%); e serviços profissionais, administrativos e complementares (3,6%).

As informações fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta terça-feira (18/03). Os dados abrangem o segmento empresarial não financeiro, excluídos os setores da saúde, educação, administração pública e aluguéis. No Brasil, o crescimento foi de 9,3%.

No acumulado em doze meses, encerrados em janeiro de 2014, os serviços prestados no Estado tiveram alta de 7,2% nas receitas, frente alta de 8,5% na média nacional. Os principais destaques nesse tipo de confronto foram os serviços prestados às famílias (11,8%), serviços de transportes e correio (8,6%) e serviços de informação e comunicação (6,1%).

Para a economista Ana Silvia Martins Franco, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico (Ipardes), “o crescimento verificado no setor de serviços paranaense é resultado do aumento do poder aquisitivo da população, especialmente pelo bom desempenho do agronegócio”.

Emprego Industrial

O valor da folha de pagamento real da indústria do Paraná cresceu 5,5% em janeiro de 2014, em relação a janeiro de 2013, apesar da redução do número de vagas do setor no mesmo período, conforme pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo IBGE.

A Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (PIMES) mostra que o Paraná seguiu a tendência nacional e, no acumulado de 12 meses, o contingente de trabalhadores na indústria estadual caiu 0,3%. No País, a queda foi de 1,2%.

No comparativo entre janeiro de 2013 e o mesmo mês deste ano, houve redução de 2,3% no número de empregos no setor fabril do Estado. A média nacional foi negativa em 2%. Apenas a região norte e centro-oeste (1,3%) e Santa Catarina (0,4%) registraram resultados positivos neste comparativo.
 
AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.